Inspirada por Greta Thunberg, a atriz Jane Fonda criou um movimento de consciencialização para a crise climática junto à escadaria do Capitólio, em Washington, nos Estados Unidos. A iniciativa tem juntado um pequeno grupo de pessoas que não têm autorização para se manifestar naquele espaço.

Depois de duas primeiras detenções no mesmo local, a atriz foi presa uma terceira vez esta sexta-feira, 25 de outubro. A manifestação contou com a presença de Ted Danson, o ator que dá vida a Michael na comédia "The Good Place", que também foi preso assim que a polícia interveio para fazer os manifestantes dispersar.

Veja o vídeo do momento em que a polícia prende a atriz Jane Fonda
Veja o vídeo do momento em que a polícia prende a atriz Jane Fonda
Ver artigo

Segundo escreve o jornal britânico "The Independent", os dois atores foram vistos e ouvidos a cantar o slogan da campanha: "Mexam-se e salvem os oceanos".

Embora esta seja a terceira manifestação pacífica que termina com Jane Fonda na prisão, a atriz já veio a público fazer saber que os protestos vão continuar até meados de janeiro de 2020.

O objetivo é o de consciencializar para a necessidade de exigir aos governos dos Estados Unidos que tenham uma ação política e concreta para a problemática das alterações climáticas.

Também por isso, o local onde decorrem as manifestações não foi escolhido ao acaso. A mesma publicação escreve que Fonda decidiu que se deveria manifestar em Washington para estar "mais perto do epicentro na luta em defesa do clima que é de todos".