19 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos, e três adultos morreram num tiroteio em Uvalde, no estado do Texas, nos Estados Unidos. O ataque, que decorreu na escola primária de Robb, terá sido levado a cabo por Salvador Ramos, 18 anos, aluno na escola secundária local, avança a CNN Portugal, que acabou abatido pela polícia.

Escolas, igrejas e cinemas. 20 anos de massacres nos Estados Unidos em 13 imagens
Escolas, igrejas e cinemas. 20 anos de massacres nos Estados Unidos em 13 imagens
Ver artigo

Entre as vítimas mortais, cujo número continua a ser atualizado — existem 13 crianças nas urgências a receber tratamento hospitalar e um homem de 45 anos, ferido ligeiro, para além de uma outra criança cujo estado de saúde não foi revelado e uma mulher de 66 anos em estado crítico, escreve o "Observador" —, estão Eva Mireles e Irma Garcia, professoras primárias da escola de Robb. Eva terá morrido no local e Irma não resistiu aos ferimentos, morrendo já no hospital, de acordo com uma atualização mais recente.

Salvador Ramos, que foi abatido em confrontos com a polícia, "atuou sozinho neste crime hediondo", salientou um agente das autoridades em conferência de imprensa aos meios locais. O suspeito de 18 anos usou, alegadamente, duas armas para atacar a escola: uma pistola, e uma arma semiautomática ou uma espingarda, ainda não sendo claro o modelo da segunda arma.

"Acredita-se que o atirador abandonou o seu veículo e entrou na Escola Primária Robb em Uvalde com um revólver e também podia ter uma espingarda, mas ainda não está confirmado de acordo com o meu relatório mais recente", referiu Greg Abbott, governador do Texas.

"O que aconteceu em Uvalde é uma tragédia horrível que não pode ser tolerada no estado do Texas. Há uma ação rápida a ser levada a cabo pela polícia local", salientou também o governador em outras declarações, adianta a CNN Portugal.

O ataque em massa em Uvalde desta terça-feira é o quinto tiroteio a acontecer nos Estados Unidos só no mês de maio: no dia 13, 16 pessoas ficaram feridas num ataque em Milwaukee; no dia seguinte, 10 pessoas morreram e três ficaram feridas em Buffalo, estado de Nova Iorque, num crime com motivações racistas; já a dia 15, uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas na Califórnia e, no mesmo dia, dois homens morreram e três ficaram feridos num ataque num mercado em Houston, Texas, estado onde decorreu o tiroteio em massa esta terça-feira na escola primária de Robb.

O ataque de Uvalde é o tiroteio numa escola com o maior número de mortos nos Estados Unidos desde dezembro de 2012, data do ataque à Escola Primária Sandy Hook, em Newtown, estado do Connecticut: morreram 20 crianças e seis adultos.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.