Mais de sete centímetros. Foi esta a medida da inclinação que o arranha-céus Millennium Tower, em São Francisco, Califórnia, sofreu só no ano passado. A torre de 58 andares, com apartamentos de luxo, tem vindo a inclinar-se lentamente de ano para ano e até ao momento já foram registados 66 centímetros para noroeste desde a altura em que foi inaugurada, em 2009.

"O edifício permanece seguro, mas apesar disso, acreditamos que o projeto precisa de retomar a construção e conclui-la rapidamente", afirma o engenheiro Ronald O. Hamburger, o principal responsável pelo projeto de estabilização, de acordo com a NBC. Os engenheiros sabem que a inclinação vai continuar durante mais alguns meses, mas há uma ideia para evitar que o arranha-céus descaia ainda mais.

Era capaz de mergulhar numa piscina infinita no rooftop de um arranha-céus?
Era capaz de mergulhar numa piscina infinita no rooftop de um arranha-céus?
Ver artigo

A estratégia que está a ser pensada é a instalação de estacas na estrutura para transferir a carga do edifício de luxo. "Uma vez que essas estacas são instaladas, ao usar macacos hidráulicos parte do peso do edifício será transferido para as novas estacas", explica Hamburger. "Isso reduzirá a pressão excessiva sobre os materiais Old Bay Clay que compõem a instalação original, pará-la-á e permitirá que o edifício comece a recuperar parte da inclinação", continua.

Mas o que terá levado uma construção de luxo a correr mal? Segundo os especialistas, a culpa será de projetos de construção próximos do Millennium Tower, como o Salesforce Transit Center, e um processo conhecido como drenagem que enfraquece o solo debaixo da torre, de acordo com a CNN.

Deixar a torre inclinar-se não seria de todo uma opção impossível, dado que os cálculos do engenheiro Hamburger indicam que o Millennium Tower continua seguro até uma inclinação de aproximadamente 178 centímetros para oeste e 76 para este.

"O problema de um prédio alto é que nota-se quando está inclinado e as pessoas não gostam. Pode ser seguro, mas os donos não vão ficar nada felizes", diz Hamburger. Até porque no arranha-céus Millennium Tower está um investimento no valor de 350 milhões de dólares (cerca de 305 milhões de euros).

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.