Brian Nguyen tornou-se a primeira pessoa transexual a ganhar o primeiro lugar de um concurso de beleza promovido pela organização Miss America. Conquistou o prémio do Miss Greater Derry 2023, mas suscitou uma enorme polémica nas redes sociais.

A Internet está dividida: deve Brian merecer aplausos por ter feito História ou deve a organização do concurso ser criticada pela decisão e por ter roubado a oportunidade a outras mulheres que seriam mais merecedoras por já terem nascido com o sexo feminino e encaixarem muito mais nos critérios que presidem desde sempre à decisão de escolha da vencedora? São estas as posições dos internautas.

Se o seu filho João quiser ser tratado por Maria na escola vai poder escolher. E também poderá ir à casa de banho das meninas
Se o seu filho João quiser ser tratado por Maria na escola vai poder escolher. E também poderá ir à casa de banho das meninas
Ver artigo

Este concurso de beleza começou em 1986. Admite participantes entre os 17 e os 24 anos e pretende conceder bolsas de estudo às mulheres que vivem na área de Greater Derry, nos Estados Unidos. Brian, de 19 anos, conquistou uma proeza inédita para o projeto.

Além de criticarem o facto de Brian não ter nascido mulher, aproveitam para denegrir o aspeto físico da agora Miss. Comparam-na a Úrsula, a vilã do filme "A Pequena Sereia", dizem que não é sequer bonita, seja homem seja mulher, e pedem esclarecimentos quanto aos critérios do concurso.

"As pobres raparigas e os seus sorrisos repletos de dor enquanto são forçadas a apoiar esse homem enorme em prol de ser serem progressistas ou lá o que é. TRISTE", comenta um utilizador da rede social Twitter. "Parece mais ter ganho um concurso de comida", escreve outro.

Enquanto uns defendem que certamente Brian Nguyen se destacou pela personalidade, outros relembram que se trata de um concurso de beleza, em todas as acepções da palavra. Uns valorizam o passo vanguardista dado pelo concurso, outros apelam ao seu fim.