A atual detentora do título de Miss Nevada USA, Mary Sickler, de apenas 22 anos, que sofre de alopecia, surpreendeu o público, nesta quarta-feira, 22 de outubro, quando decidiu não usar peruca durante a primeira fase do concurso, que teve lugar em Reno, no Nevada, segundo o que refere a revista “People”.
Mary Sickler optou por usar uma peça com joias que cobria toda a cabeça e desfilou ao lado de Mon Lessa Brackett, Miss New Hampshire, que utilizou um hijab. A Miss Nevada decidiu combinar a peça prateada para a cabeça com um vestido prateado brilhante, ornamentado com missangas e uma cauda. Uma das participantes irá tornar-se na ronda final desta sexta-feira, 24 de outubro, na próxima Miss USA.
A Miss Nevada foi diagnosticada com alopecia em 2024. Trata-se de uma condição natural que torna, gradualmente, os cabelos mais finos com a idade. Uma quantidade maior de folículos capilares entram na fase de repouso e os cabelos restantes ficam mais curtos e menos numerosos. É uma doença que não incide tanto na parte de trás e de lado da cabeça, mas sim na parte de cima do couro cabeludo, de acordo com a CUF.
No que diz respeito à participante do certame, inicialmente os médicos da participante consideraram que ela poderia ter alopecia areata ou calvície parcial, mas o problema agravou-se. "Eu lembro-me de chegar a casa, olhar-me ao espelho e sentir-me a pessoa mais feia de sempre", revelou a Miss Nevada à "People" em setembro. "O meu cabelo estava todo em mechas finas, as minhas pestanas tinham desaparecido completamente, não tinha sobrancelhas e, honestamente, não me reconhecia", acrescentou.
Assim, sentiu que a sua imagem de marca foi destruída pela alopecia. Mary Sickler participa em concursos de beleza desde os 10 anos e estava no auge da sua carreira como modelo antes de ser diagnosticada. Com receio de que a ausência de cabelo resultasse na rescisão do seu contrato, não revelou nada à sua entidade patronal ou aos amigos. “Como é que alguém pode considerar uma modelo bonita sem o cabelo?”, foi o que pensou.
Como não teve nenhuma atividade profissional nos meses que se seguiram, o seu contrato chegou, de facto, ao fim. Mas, mesmo após perder a autoconfiança e a carreira de modelo, decidiu que estava pronta para regressar ao mundo dos concursos de beleza. Mary Sickler não só ficou em segundo lugar no Miss Texas, em maio deste ano, como concorreu (e ganhou) ao título de Miss Nevada EUA 2025 em julho.
Apesar da sua determinação e vontade de se classificar para o concurso nacional, Mary Sickler ainda não estava pronta para falar acerca da alopecia, porque receava emocionar-se se falasse sobre o assunto em entrevistas e “essa não era a mensagem que queria passar”, revelou à revista “People”.
Após vencer o concurso de Nevada e cerca de um mês antes do concurso nacional, decidiu revelar a doença ao mundo através de um vídeo nas redes sociais. Ela é agora a primeira mulher com um diagnóstico público de alopecia a ganhar o título de Miss Nevada e a competir no Miss USA. “Eu perdi todo o meu cabelo, e definitivamente não achei que iria desfilar no palco do Miss USA sem cabelo, mas aqui estou”, disse a modelo.