Um turista decidiu registar o momento em que visitou com a namorada o Coliseu de Roma, em Itália. O homem escreveu numa das paredes do monumento, utilizando uma chave, os primeiros nomes do casal mais o ano em que lá estiveram, “Ivan + Hayley 23”.

O episódio ficou registado em vídeo, depois de um outro turista ao passar ter gravado o que estava a acontecer. De acordo com o jornal “The Guardian”, o vídeo foi depois publicado no YouTube e acabou por chamar a atenção da polícia italiana que iniciou uma busca pelo homem.

Após alguns dias de investigação, a polícia identificou o suspeito e revelou que se trata de um homem britânico. Se for acusado e condenado, este turista pode ter de pagar uma multa de pelo menos 15 mil euros e enfrentar uma pena de prisão até cinco anos.

Da Disneyland Paris à catedral de Milão. Estas são as 10 melhores atrações turísticas do Mundo
Da Disneyland Paris à catedral de Milão. Estas são as 10 melhores atrações turísticas do Mundo
Ver artigo

Gennaro Sangiuliano, ministro da cultura italiano, pronunciou-se a cerca deste ato que considerou “incivilizado e absurdo”. “Foi um ato que ofendeu todos aqueles, que em todo o mundo, apreciam o valor da arqueologia, dos monumentos e da história. Agora espero que a justiça sigo o seu caminho, aplicando rigorosamente as leis”, referiu o ministro.

A parede vandalizada trata-se de uma restauração feita no século XIX, mas mesmo não sendo a original, “isso não altera o facto de se tratar de vandalismo”, referiu Alfonsina Russo, diretora do Coliseu de Roma, citada pelo jornal “New York Times”.

A responsável pelo monumento também lembrou que não era primeira vez que algo deste género acontecia no Coliseu de Roma. Em 2020, um homem irlandês foi apanhado a usar uma ponta de metal para gravar as suas iniciais num pilar do monumento. Um mês mais tarde, também uma rapariga de 14 anos foi apanhada a fazer o mesmo.