Todos os anos, quando chega o dia 22 de dezembro, os espanhóis já sabem que é dia de ganhar dinheiro. Isto porque, nesta data, realiza-se o El Gordo, nome da lotaria natalícia de Espanha, que existe há mais de 200 anos. E este ano houve um acontecimento inédito: a vencedora do prémio estava a assistir ao evento no Teatro Real de Madrid, onde o mesmo se realiza.
As crianças do colégio San Idelfonso, que realizam o sorteio, cantaram o prémio, cujo contemplado foi o número 5.490, pelas 11h21 da manhã desta quinta-feira, 22 de dezembro, e que valia 4 milhões de euros. Estavam nervosos e, de mãos a tremer e um sorriso no rosto, exibiam os números que tinham acabado de sair das tômbolas.
De repente, enquanto os meninos continuam a cantarolar, a multidão começou a fazer tanto barulho que se sobrepunha às vozes de quem estava em cima do palco. É que os espectadores aperceberam-se de que uma mulher que lá estava a assistir ao sorteio tinha sido a contemplada com um décimo do prémio, ou seja, 400 mil euros.
Foi um momento nunca antes vivenciado na história do El Gordo. A vencedora, Perla, uma imigrante peruana desempregada, e os filhos foram retirados da sala de imediato, avança o "El País". Neste turbilhão de emoções, foram ainda aplaudidos por quem, tal como eles, assistia ao sorteio no Teatro Real.
Este ano, o sorteio é composto por 180 séries, oito a mais do que nos anos anteriores, cada uma composta por 100 mil números, divididos por décimos. A venda dos décimos começa, normalmente, em julho. Cada um custa 20 euros e pode valer 400 mil euros caso a sorte dite que esse é o número do El Gordo. Se tiver comprado todo um bilhete (isto é, dez décimos, gastando 200 euros) ganha 4 milhões de euros.