Até domingo, 15 de agosto, 6,76 milhões de portugueses (66%) concluíram a vacinação e 7,79 milhões (76%) já tomaram pelo menos uma dose de vacina. Estes são os dados divulgados no mais recente relatório de vacinação publicado esta terça-feira, 17 de agosto, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comparado com o relatório da semana passada, estes números mostram que, numa semana, o número de pessoas com a vacinação completa cresceu 4%. Já na primeira dose, o aumento foi de 5%. Relativamente à vacinação por faixas etárias, os números só apresentam uma diferença significativa de uma semana para a outra nas idades abaixo dos 50 anos — o que se justifica pelo facto da população com mais idade ter começado a ser vacinada mais cedo.

COVID-19. Há mais 11 mortes e 2.118 novos casos de infeção em Portugal
COVID-19. Há mais 11 mortes e 2.118 novos casos de infeção em Portugal
Ver artigo

Tanto os maiores de 80 como as pessoas com idades entre os 65 e os 79 apresentam uma percentagem de 99% com pelo menos uma dose e 97% com a vacinação completa. Na fixa etária anterior, dos 50 aos 64 anos, 96% já tem uma dose e 90% a vacinação completa. Dos 25 aos 49 anos, 70% das pessoas já têm o ciclo vacinal completo e 83% pelo menos uma dose.

Portugal próximo da fase dois de "libertação da sociedade e da economia"

Quanto aos jovens com idades entre os 18 e 24 anos, 30% concluíram a vacinação e 54% já tem pelo menos uma dose. Tendo o relatório contabilizado as pessoas inoculadas até domingo, 15 de agosto, este já abrange a vacinação de pessoas a partir dos 16 anos, verificando-se que 9% dos 0 aos 17 anos já tem uma dose da vacina.

As regiões do Alentejo e do centro são as que continuam com o processo de vacinação mais avançado, com 69% e 68% da população com o ciclo vacinal completo, seguindo-se as do Algarve, Madeira e norte, todas com 66%. Em Lisboa e Vale do Tejo, 64% tem a vacinação completa.

Com estes resultados, Portugal encontra-se próximo de avançar para a segunda fase do plano de "libertação da sociedade e da economia"— o que irá acontecer quando 70% da população tiver a vacinação completa.

Henrique Gouveia e Melo, coordenador do grupo de trabalho responsável pela vacinação em Portugal, confirmou, em entrevista ao "Público" que tudo indica que o País poderá, "em princípio", atingir essa meta "até ao final desta semana".

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.