
Se achava que o sol vinha para ficar, a partir desta quarta-feira, 2 de abril, Portugal continental enfrenta uma mudança significativa nas condições meteorológicas devido à aproximação da depressão Nuria. Esta situação levará a períodos de chuva intensa, acompanhados de trovoada, afetando todo o território nacional nos próximos dias.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para os 18 distritos entre as 12 e as 18 horas de sexta-feira devido à chuva por vezes forte e acompanhada de trovada. A depressão Nuria deverá posicionar-se a oeste da Península Ibérica no final de dia 3 de abril, deslocando-se lentamente para norte, influenciando o estado do tempo em Portugal continental até sábado, 5 de abril.
Além disso, os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja estarão sob aviso amarelo entre as 9 e as 21 horas desde quinta-feira, 3 de abril, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste entre 4 e 4,5 metros. O distrito de Faro também estará sob aviso amarelo entre as 3 e as 21 horas do mesmo dia e pelas mesmas razões.
Prevê-se ainda vento do quadrante sul, intensificando-se para moderado a forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h a partir do final do dia de quinta-feira. Há também possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
"A esta depressão está associada uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental", indicou o IPMA em comunicado.