Até às 12 horas, a afluência registada nas urnas foi de 17.07%. Os dados foram divulgados pela Comissão de Eleições perto das 13 horas deste domingo, 24 de janeiro, dia em que os portugueses decidem quem será o presidente da República durante os próximos cinco anos.

Dada à conjuntura atual, em que Portugal atravessa a pior fase da pandemia desde março, a expectativa de especialistas e agentes políticos é que a abstenção atinja números recordes face aos de eleições anteriores.

No entanto, e segundo os dados divulgados pela Comissão de Eleições, o valor de 17.07% foi superior àquele que tinha sido registado até às 12 horas das eleições presidenciais de 2016, com 15.82%. Além disso, o valor registado este domingo consegue ainda bater o que fora registado em 2011. Nessa altura, apenas 13.39% do eleitorado saiu às ruas para votar.

Saiba onde, como e a que horas votar. Guia prático para umas presidenciais em segurança
Saiba onde, como e a que horas votar. Guia prático para umas presidenciais em segurança
Ver artigo

As urnas vão estar abertas até às 19 horas deste domingo. Se não tiver a certeza absoluta sobre qual o local a que se deve dirigir para o exercício do voto, basta enviar uma mensagem de texto — totalmente gratuita —  para o número 3838. No corpo da mensagem, apenas isto: RE (espaço) número do Cartão de cidadão (espaço) data de nascimento no formato AAAMMDD. A sua mensagem final deve assemelhar-se a esta: RE 12345678. 

Se tiver mais de 18 anos, a resposta será imediata e mostrar-lhe-á exatamente o local do voto, bem como a secção a que se deve dirigir. Também é possível consultar a mesma informação na página oficial da Administração Interna, mediante a identificação do seu número de Cartão de Cidadão e da data de nascimento.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.