
É a terceira eleição legislativa em pouco mais de três anos. A convocação surge após a queda do Governo de Luís Montenegro, que perdeu uma moção de confiança a 11 de abril, causada por uma crise política em torno da consultora de proteção de dados ligada à família.
Se ainda não sabe onde votar ou como confirmar a sua mesa de voto, não se preocupe. A MAGG explica-lhe.
Quem pode votar?
Todos os cidadãos portugueses com 18 anos ou mais e devidamente inscritos no recenseamento eleitoral. Até quem faz anos neste domingo pode votar.
Onde votar?
A informação sobre o local de voto fica disponível 15 dias antes das eleições ou do referendo. E a partir daí, a consulta do recenseamento eleitoral pode ser feita a qualquer momento e de várias formas.
Na internet através do Portal de Recenseamento Eleitoral
- com o seu Número de Identificação Civil - introduza o seu Número de Identificação Civil (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) e a sua data de nascimento no formato AAAAMMDD (Ano / Mês / Dia)
- com o seu nome - introduza o seu nome completo e a sua data de nascimento no formato AAAAMMDD.
Por SMS com o seguinte formato:
- escreva a seguinte mensagem: RE nº de Identificação Civil data de nascimento no formato AAAAMMDD (exemplo: RE 12345678 19531007);
- envie para o número 3838 (serviço gratuito);
- No estrangeiro, pode enviar um SMS para +351 962 171 000 (escrevendo RE, espaço, nº de BI ou CC, espaço, Data de Nascimento no molde: AAAAMMDD).
E o número de eleitor?
O número de eleitor foi eliminado e as mesas de voto passaram a estar organizadas por ordem alfabética. Cada cidadão é identificado pelo seu documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade). Se quiser votar, não se esqueça da documentação em casa.