Prepare os agasalhos e os cachecóis, porque uma mudança abrupta nos termómetros está prestes a fazer-se sentir em Portugal. As semanas em que o sol é rei e as temperaturas parecem dignas de primavera têm os dias contados, o inverno vai chegar em força, graças a uma massa de ar polar.

Maria João Frada, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avançou que as temperaturas vão descer significativamente na noite desta terça-feira, 21 de novembro, caindo entre três a cinco ou seis graus, chegando algumas zonas do País a registar uma descida de até sete graus, de acordo com a "CNN Portugal".

No entanto, apesar da descida, isto não significa que se tratem de temperaturas anormais – até porque, embora não pareça, estamos a roçar o fim do mês de novembro. "As temperaturas estão dentro da média para esta altura do ano. O que têm estado é muito acima da média até 19 de novembro", esclarece a especialista.

Esta mudança está associada a um fluxo de norte que transporta uma massa de ar polar na circulação do anticiclone relativamente intenso que está a oeste/sudoeste das Ilhas Britânicas. "Essa massa, além de ser mais fria e responsável pela descida das temperaturas, traz também vento associado", continua Maria João Frada, citada pela mesma publicação, acrescentando que as brisas vão "dar a sensação de frio".

Almoço na esplanada ou Netflix no sofá? Saiba como vai estar o tempo este fim-de-semana
Almoço na esplanada ou Netflix no sofá? Saiba como vai estar o tempo este fim-de-semana
Ver artigo

Portanto, a partir desta terça-feira, 21 de novembro, vai registar-se um "acentuado arrefecimento noturno", bem como uma "descida de temperatura", de acordo com as previsões do IPMA. Na quarta-feira, 22, as temperaturas mínimas vão estar compreendidas entre 1ºC e 10ºC e as máximas entre os 10ºC e os 19ºC.

Os distritos que registarão os valores dos termómetros mais elevados são Faro, Setúbal, Santarém, Leiria e Braga (18ºC), a quem se seguem Lisboa, Évora e Beja, com 17ºC. Bragança e a Guarda serão os distritos onde o frio se vai sentir com maior pujança, sendo que as máximas vão fixar-se entre os 10ºC e os 11ºC – e onde as mínimas podem descer até ao 1ºC.

Este é um cenário que não muda muito nos dias seguintes, uma vez que, na quinta-feira, 23, além do já conhecido "acentuado arrefecimento noturno", o IPMA dá conta da possibilidade da "formação de geada nos locais abrigados do interior norte e centro". Nesse dia, as máximas podem chegar até aos 20ºC, mas as mínimas continuarão compreendidas entre o 1ºC e os 11ºC.