André Villas-Boas é o novo presidente do Futebol Clube do Porto (FCP). Depois de apresentar a sua candidatura à presidência em janeiro deste ano, o ex-treinador dos azuis e brancos acabou por derrotar Jorge Nuno Pinto da Costa, este sábado, 27 de abril, com 80% dos votos, enquanto o agora ex-presidente alcançou apenas 19,5%.
No rescaldo de se tornar, oficialmente, o 34.º presidente do Futebol Clube do Porto, André Villas-Boas aproveitou para fazer o seu primeiro discurso, já de madrugada. "Estou muito contente, orgulhoso e honrado. Espero corresponder as todas as exigências, que é ganhar títulos e sustentar o nosso clube para o futuro. O Porto está vivo e demonstrou toda a sua força hoje. Muito obrigado por tudo", começou por dizer, de acordo com a SIC Notícias.
Dizendo ainda que se tratou de uma "uma noite histórica" para o clube, não deixou de referir-se a Pinto da Costa. "Quero deixar um agradecimento por tudo que ele deu ao clube, pela vida que deu ao Porto. E deixo a garantia que esta é e sempre será a sua casa", continuou André Villas-Boas.
"Hoje o Porto está livre de novo", acrescentou o novo líder do clube. "Hoje é um dia em que começamos a escrever uma nova e vitoriosa página na história do Porto, dos sócios e para os sócios. Um Porto que vai ser competitivo, que lidera pelo exemplo, um Porto vencedor", finalizou.
Numa noite em que 26 mil eleitores foram as urnas, assumindo-se como um número histórico, André Villas-Boas destronou Pinto da Costa, que esteve na presidência do clube durante 42 anos. Feitas as contas, Jorge Nuno Pinto da Costa deixa o cargo após 15 mandatos e um legado incomparável, já que foi o presidente mais titulado do mundo do futebol nacional.
Entretanto, a Lista A, liderada pelo ex-presidente, já reagiu aos ventos da mudança. "Obrigado a todos por esta jornada. Obrigado a todos os portistas pelo exercício de democracia, pela exigência e por continuarem a elevar o nome do FC Porto ao mais alto nível", começa-se por ler nas redes sociais da Todos Pelo Porto.
"Obrigado ao nosso Presidente por tudo o que fez e faz pelo clube todos os dias, por todas as vitórias, pelos momentos históricos, pela defesa intransigente dos nossos valores e identidade e por nos fazer aquilo que somos", continua a nota. "As maiores felicidades para o ciclo que se segue e para a equipa seguinte, que consigam continuar a fazer deste FC Porto o orgulho de todos nós", conclui.
Quem não teve coisas assim tão positivas para dizer foi Sandra Madureira, a mulher de Fernando Madureira, o líder da claque Super Dragões, mais conhecido como Macaco, que está na prisão no âmbito da Operação Pretoriano, que investiga os incidentes verificados na Assembleia Geral extraordinária do FC Porto, a 13 de novembro de 2023.
"Hipócritas...", foi assim que Sandra Madureira reagiu, nas redes sociais, à vitória de André Villas-Boas. A mulher de Fernando Madureira exerceu o direito ao voto este sábado, 27 de abril, no Estádio do Dragão, segundo o "Correio da Manhã". O mesmo não se pode dizer do marido, já que o tribunal não aceitou o pedido de voto de Fernando Madureira.
Já Pedro Teixeira, que em janeiro manifestou o seu apoio à candidatura de André Villas-Boas, também aproveitou para deixar umas palavras nas suas redes sociais. Através de uma fotografia no feed e um vídeo nas stories, o ator escreve apenas "Parabéns, Presidente!", rematando a publicação com um coração azul.