
A Câmara de Braga anunciou que irá doar quatro toneladas de ração ao longo de 2025 para alimentar animais de rua, reforçando o apoio às associações que cuidam destes animais.
A iniciativa visa ajudar organizações dedicadas à proteção animal, nomeadamente a "Saquetas de Rua", "Abandoned Pets", "Abrigo da Luna", "Amigatos da Milkinha" e "Mia Casa". De acordo com o jornal "O Minho" a autarquia promete que a distribuição será feita em quatro tranches ao longo do ano, garantindo a validade dos alimentos e uma assistência contínua e eficaz.
O vereador Altino Bessa destacou que esta medida faz parte do compromisso do Município com a responsabilidade social: "A proteção animal deve ser uma prioridade nas políticas públicas e na consciência coletiva da sociedade. As associações, abrigos e cuidadores independentes enfrentam desafios diários para alimentar os inúmeros gatos que vivem nas ruas ou foram resgatados do abandono."
A doação responde às crescentes necessidades reportadas pelas associações durante 2024 e está integrada no Banco Alimentar Animal, um projeto que visa garantir a segurança alimentar dos animais em situação de vulnerabilidade. "A sua missão passa por apoiar, com alimentação, os animais que vivem em modo livre e possuem comportamento assilvestrado, impedindo a sua adoção para famílias particulares", explicou a autarquia.