
Foi dada luz verde à construção de um novo Centro de Recolha Oficial de Animais, após mais de 20 anos de espera. Este novo canil na Póvoa de Lanhoso, em Braga, quer acabar com as instalações inadequadas que existem atualmente.
O autarca da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, deu o "ok" para a criação deste espaço esta terça-feira, 11 de março. A obra, que representa um investimento total de 608.761,81 euros, deverá demorar 180 dias. O que podemos esperar do canil?
O novo equipamento visa melhorar as condições de acolhimento e tratamento dos animais abandonados, com diversas valências, incluindo a recolha de animais errantes, tratamento e campanhas de adoção, controlo da população canina e felina, vacinação antirrábica, identificação eletrónica e ações de sequestro e quarentena de animais potencialmente perigosos.
Este novo centro de recolha é essencial não só para a proteção dos animais, mas também para a segurança e saúde pública, segundo o vereador da Defesa Animal e do Ambiente, Paulo Gago, que também esteve presente na assinatura da empreitada.
"A realização desta obra, aguardada há mais de 20 anos, garantirá o fim das condições inadequadas em que os animais vivem atualmente. Além disso, permitirá promover a higiene e a saúde pública, bem como a segurança da população, sem nunca comprometer os direitos dos animais", adiantou a Câmara, citada pelo jornal "O Minho".
Nos últimos anos, a Câmara procurou soluções para minimizar o problema, através de protocolos com o CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais. Agora, com este novo centro, espera-se um salto significativo na proteção e bem-estar animal na região.