Começou por ser apenas destinado a seniores e jovens, mas agora a medida foi alargada a todos os residentes de Lisboa com passe Navegante. Se cumprir este critério, a partir desta segunda-feira, 5 de maio, já pode utilizar gratuitamente as bicicletas Gira pela capital.

O acesso gratuito às bicicletas já estava disponível para os jovens residentes em Lisboa, com mais de 16 e menos de 23 anos, e para os cidadãos com mais de 65 anos (que também já têm direito ao passe gratuito). Para quem se enquadra nestas idades, basta mostrar na aplicação de telemóvel que tem o passe Navegante gratuito.

Para quem não se enquadra e quer ter acesso a esta iniciativa, é necessário provar que é residente em Lisboa, o que implica que se apresente numa loja da EMEL (a empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa que gere a Gira) com alguma fatura que comprove a sua residência.

O objetivo da medida, a longo-prazo, é a “descarbonização da cidade”, ou seja, evitar a poluição dos automóveis ao incentivarem o uso de bicicletas. Esta motivação foi clarificada por Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, quando apresentou a medida, cita o “Diário de Notícias”. Neste seguimento, a medida é alargada a todos os residentes com domicílio fiscal em Lisboa que comprem o passe.

Em Lisboa, existem agora mais de 2.850 docas de estacionamento em 146 estações. O número de Gira ultrapassa as mil bicicletas e o objetivo é duplicar o número para as duas mil, indica o “Diário de Notícias” em referência à declaração de Carlos Moedas.