Parece que o calor que se tem vindo a sentir nestes últimos dias veio para ficar – vá, apenas em algumas regiões do País. As previsões desta semana, que se inicia esta segunda-feira, 24 de julho, dão conta de uma oscilação constante das temperaturas, de acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Faro, Castelo Branco, Beja, Santarém e Évora são os distritos do País que vão ter as máximas mais altas durante a semana, com os termómetros a penderem entre os 30ºC e os 32ºC. Em contrapartida, Porto e Viana do Castelo vão registar as temperaturas mais baixas do território, fixando-se nos 21ºC.

A partir de terça-feira, 25, na Grande Lisboa, o céu estará "pouco nublado ou limpo", mas vai registar períodos de "muita nebulosidade até meio da manhã", com rajadas de vento a partir da tarde, segundo o IPMA. A par disso, vai-se registar uma pequena descida da temperatura máxima, não ultrapassando os 26ºC. No Grande Porto, o cenário é diferente no que à temperatura diz respeito, já que esta vai ter uma pequena subida.

Estas 15 toalhas (desde 15€) são indispensáveis se quer passar um dia na praia com estilo
Estas 15 toalhas (desde 15€) são indispensáveis se quer passar um dia na praia com estilo
Ver artigo

Já na quarta-feira, 26, o céu estará limpo em todo o território português, com vento "fraco a moderado" – que, por vezes, pode chegar a ser forte na faixa costeira e ocidental e nas terras altas. É neste mesmo dia que se registará uma subida de temperatura, em especial da máxima, com os distritos de Beja e Évora a chegarem aos 37ºC, Lisboa aos 31ºC e Setúbal aos 34ºC.

No dia seguinte, quinta-feira, 27, o cenário volta a mudar de figura, em especial no norte e no centro. Além de uma pequena descida da temperatura máxima nestas zonas do País, o céu volta a apresentar "períodos de muita nebulosidade até ao meio da manhã", assim como a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior norte e centro durante a tarde".