O cortejo e as cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio vão poder ser acompanhadas de perto pela população. O primeiro momento do cortejo fúnebre acontecerá pelas 10h30 deste sábado, 11 de setembro, com uma paragem na Praça do Município, em Lisboa, escreve a agência Lusa, citada pelo jornal "Expresso".

Será nesse local que serão postos dois pendões com fotografias do antigo presidente da República que, entre 1990 e 1995, foi presidente da Câmara de Lisboa. Também aí decorrerá uma breve cerimónia que vai contar com a presença de Fernando Medina, atual presidente da autarquia, deputados municipais e vários membros da família de Jorge Sampaio, escreve a mesma publicação, baseando-se no programa previsto para as cerimónias fúnebres de Estado.

"É uma vida de grande inspiração para todos nós". As reações à morte de Jorge Sampaio
"É uma vida de grande inspiração para todos nós". As reações à morte de Jorge Sampaio
Ver artigo

O cortejo segue para o antigo picadeiro real, em Belém, passando pela Rua do Arsenal, Avenida Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Avenida 24 de julho e Avenida da Índia até chegar à Praça Afonso de Albuquerque.

A chegada do cortejo a Belém, que será recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, Eduardo Ferro Rodrigues e António Costa, está marcada para as 11 horas. O velório, junto ao Palácio de Belém, estará aberto a toda a população entre as 12 e as 23 horas deste sábado, 11. No domingo, 12, o corpo de Jorge Sampaio será levado para o Mosteiro dos Jerónimos a partir das 10 horas. A cerimónia de homenagem, no mosteiro, está marcada para entre as 11 e as 13 horas que poderá ser acompanhada pelos cidadãos através de um ecrã gigante que será disponibilizado no exterior.

Terminada a cerimónia, o cortejo segue para o cemitério do Alto de São João, cuja chegada deverá acontecer perto das 13h30. Na chegada, a população poderá prestar uma última homenagem, antes da cerimónia final que será reservada apenas à família de Jorge Sampaio, escreve o mesmo jornal.

Jorge Sampaio morreu esta sexta-feira, 10 de setembro, aos 81 anos. O antigo presidente da República foi internado a 27 de agosto, tendo sido transferido de helicóptero para o Algarve. O político português, de 81 anos, encontrava-se de férias quando sentiu dificuldades respiratórias.