Depois da passagem da depressão Irene por Portugal, parece que o pior já passou. A partir deste sábado, 20 de janeiro, o tempo mudou por completo e o sol decidiu dar o ar da sua graça durante o fim de semana, embora as temperaturas não tenham sido propriamente elevadas. E parece que, ainda que o sol se vá embora, o cenário vai manter-se estável na próxima semana.
Esta segunda-feira, 22 de janeiro, o céu estará "geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo na região sul", diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Apesar disto, vai haver uma "pequena subida de temperatura", pelo que as máximas vão estar compreendidas entre os 12ºC e os 19ºC e as mínimas entre os 1ºC e os 12ºC – um aumento significativo, tendo em conta que, este domingo, 21, distritos como Bragança e Guarda contaram com -3ºC e -1ºC, respetivamente.
Nesse mesmo dia, Lisboa penderá entre os 7ºC e os 17ºC, o Porto contará com menos dois graus de máxima do que a capital, mas com uma mínima mais elevada (12ºC). Faro é o distrito mais quente, com os termómetros a marcarem 19ºC de máxima, lê-se no IPMA.
Na terça-feira, 23, os termómetros continuam a subir, exceto no que toca às mínimas no Minho e Douro litoral, onde também existe a possibilidade de se registar chuva fraca até ao início da manhã. Nesse dia, há três distritos que apresentam temperaturas iguais ou superiores a 20ºC, como é o caso de Faro, Setúbal e Leiria.
Já Santarém, Beja, Évora e Braga também não se ficam muito longe disso, fixando-se nos 19ºC, assim como Lisboa, Porto, Santarém, Coimbra e Viseu que vão registar 18ºC. Quanto às mínimas, estas também vão estar bem mais elevadas no que no dia anterior, estando compreendidas entre os 6ºC e os 12ºC.