Com o tempo tão inconstante, já que tanto está calor como de repente está a chover como se não houvesse amanhã, como vai ser esta semana que se avizinha? Segundo as previsões do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), parece que a semana vai começar com chuva e trovoada, mas depois melhora.
Na segunda-feira, 10 de junho, vai haver “períodos de céu muito nublado” e aguaceiros, “em especial no interior centro, onde poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, sendo pouco prováveis a partir do final da tarde”. Além disso, há a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”. Guarda, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo das 12 horas às 18 horas, devido à precipitação e à trovoada.
Neste dia, os termómetros vão oscilar entre os 12ºC em Bragança e os 28ºC em Évora. No Porto, a mínima é de 15ºC e a máxima é de 25ºC e, em Lisboa, a mínima é de 16ºC e a máxima é de 24ºC.
Na terça-feira, 11, o céu vai estar “pouco nublado ou limpo”, “aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde”. Poderá haver aguaceiros “durante a tarde no interior, onde podem ser ocasionalmente acompanhados de trovoada”. Ainda, a temperatura mínima vai descer ligeiramente no norte e centro do País e a máxima vai subir ligeiramente no sul.
Os termómetros vão marcar entre os 9ºC em Bragança e os 31ºC em Évora. No Porto, a mínima é de 15ºC e a máxima é de 24ºC e, em Lisboa, vai oscilar entre os 15ºC e a máxima é de 23ºC.
Na quarta-feira e na quinta-feira, 12 e 13 de junho, o céu vai manter-se “pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior norte e centro durante a tarde”. A temperatura vai descer ligeiramente no primeiro dia, mas nada que um casaco não resolva para que possa aproveitar a noite de Santo António em grande. No dia 13, a máxima vai sofrer uma pequena descida no norte e centro do País.