Estamos a dois dias do começo do outono e, nem de propósito, parece que a chuva e as temperaturas mais baixas vão voltar. Aquilo que está em causa, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é "depressão centrada a oeste do território do Continente e de um vale depressionário em altitude", diz em comunicado.
Os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, esta sexta-feira, 20 de setembro, devido à chuva, que por vezes pode ser forte, e à trovoada. O instituto alerta para o facto de, pelo facto de a precipitação forte prevista para os próximos dias ocorrer "em regiões que ficaram vulneráveis após os incêndios recentes", se aumenta o risco de ocorrências.
A Grande Lisboa também não deverá escapar à chuva. De acordo com o IPMA, há "possibilidade de ocorrência de aguaceiros", que deverão ser "em geral fracos", e "períodos de céu muito nublado". Este é um cenário que se mantém até sábado, 21 de setembro. Mas, afinal, como vão estar as temperaturas?
Esta sexta-feira, 20 de setembro, as máximas vão estar compreendidas entre os 19ºC (Guarda) e os 28ºC (Évora), com Lisboa e Setúbal a não passarem dos 24ºC e o Porto dos 22ºC. Já as mínimas vão pender entre os 12ºC, que deverão registar-se em Bragança, e os 17ºC, que se farão sentir em Portalegre.
No sábado, 21, a coisa não muda muito de figura, havendo inclusivamente uma "pequena descida de temperatura". Nesse sentido, a temperatura máxima mais alta que se registará no País será em Beja, com 27ºC, e a mais baixa na Guarda, que ficará pelos 17ºC. Lisboa e Setúbal mantêm-se nos 24ºC, mas o Porto desce para os 19ºC. As mínimas vão pender entre os 11ºC e os 17ºC.
Quanto a domingo, 22, está previsto que a chuva acalme, embora o céu continue bastante nublado na generalidade do território continental e temperaturas continuem iguais (ou inferiores, no caso de alguns distritos) ao dia anterior. As máximas vão andar entre os 26ºC, tal como acontece em Beja, Évora e Castelo Branco, e os 18ºC, na Guarda e Viana do Castelo. A Guarda também vai ter a mínima mais baixa, fixando-se nos 8ºC.