O mau tempo vai voltar à séria. A Proteção Civil alertou, esta terça-feira, 5 de março, para o agravamento das condições meteorológicas. Por isso, prepare-se: vem aí muita chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve, especialmente no centro e norte do País.
Embora esta quarta-feira, 6 de março, o tempo ainda esteja relativamente estável, o dia vai acabar com "períodos de céu muito nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade", diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A chuva também vai começar a fazer-se sentir "ao final da tarde" – e o cenário piora no dia seguinte.
Na quinta-feira, 7 de março, 13 distritos estarão sob aviso amarelo, e o dia vai contar com muita chuva, "que pode ser por vezes forte", e até granizo ou trovoada. Em algumas zonas, como as terras altas do norte e centro, poderá registar-se a queda de neve. E o vento estará especialmente forte no litoral, assim como a agitação marítima.
Quanto às temperaturas, estas também não vão ser lá grande coisa. As máximas vão estar compreendidas entre os 6ºC e os 16ºC, com a temperatura mais alta a ser registada em Faro. Já as mínimas vão estar bem mais baixas, começando nos 0ºC (Guarda) e não subindo mais do que 10ºC.
Na sexta-feira, 8 de março, o panorama não muda de figura. Nesse dia, o céu vai permanecer muito nublado e vão continuar a registar-se períodos de chuva, que pode ser forte, em especial nas regiões norte e centro. Apenas nove distritos estarão ao abrigo do aviso amarelo, indo de Viana do Castelo a Bragança, passando por Castelo Branco.
Neste dia, as temperaturas aumentam (mas nada de escandaloso, atenção). A temperatura máxima mais alta continua a ser registada em Faro, que não passa dos 16ºC, com os outros distritos a poderem registar valores tão baixos como 6ºC, como é o caso da Guarda. No que toca às mínimas, estas fixar-se-ão entre os 1ºC e os 7ºC.