Com as escolas fechadas, e na reta final do segundo período, milhões de alunos vão ficar em casa já a partir da próxima segunda-feira, mas isso não significa que estejam de férias, e é fundamental que não percam o contacto com a matéria escolar. Para ajudar a isso, a Porto Editora optou por dar acesso gratuito a todos os alunos dos ensinos básico e secundário à plataforma Escola Virtual, que permite estudar a partir de casa.

Este acesso está limitado no tempo, e restringe-se apenas a este momento de pausa letiva. Os alunos poderão ter acesso sem qualquer custo aos conteúdos educativos digitais de todos os anos de escolaridade, do 1.º ao 12.º. A relação com os professores das respetivas disciplinas também será possível, já que os docentes poderão organizar matéria, propor matérias de estudo e exercícios, que serão enviados por mail para os alunos.

"Enfrentamos uma situação excecional, que nos desafia, enquanto sociedade, a encontrar soluções para os problemas que se nos deparam. Um cenário como este, de nos vermos forçados a fechar todas as escolas, pode trazer um grau de instabilidade e alguma ansiedade e é isso que queremos diluir com esta iniciativa, dando a professores e alunos acesso a uma plataforma de estudo com aulas interativas que, atualmente, já é usada por 200 mil jovens e professores na maioria dos estabelecimentos de ensino", explicou, em comunicado, Vasco Teixeira, Administrador da Porto Editora.

COVID-19. Ljubomir Stanisic tem o restaurante vazio e apela ao governo: "Estamos em agonia”
COVID-19. Ljubomir Stanisic tem o restaurante vazio e apela ao governo: "Estamos em agonia”
Ver artigo

O acesso gratuito à Escola Virtual é simples: os alunos ou pais só têm de proceder a um registo simples, em que apenas é necessário identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade, disponibilizando-se de imediato os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares adotados no respetivo estabelecimento de ensino para esse ano de escolaridade.

Paralelamente, os professores podem criar na plataforma as suas turmas, agilizando o processo de partilha de conteúdos existentes na Escola Virtual ou mesmo conteúdos personalizados, com a possibilidade de monitorizarem todo o trabalho dos seus alunos através de tarefas.

A equipa pedagógica da Escola Virtual acompanhará este processo e dará todo o apoio necessário, tendo já disponíveis vídeos sobre as principais funcionalidades da plataforma, estando também a selecionar conteúdos curriculares que serão pertinentes em contexto, tais como Replicação de um vírus ou Higiene e prevenção de doenças infeciosas.

A Escola Virtual é uma plataforma de ensino e aprendizagem, de subscrição anual paga, da responsabilidade do Grupo Porto Editora, existente desde 2005, que proporciona uma metodologia baseada na adaptação de tecnologias avançadas, permitindo a utilização, em computador e dispositivos móveis, de conteúdos educativos digitais e interativos relacionados com os currículos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.