Há mais 11 mortes e 2.708 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta quinta-feira, 12 de agosto, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico referente à evolução da crise sanitária no País.

Vacinação suspensa no Queimódromo do Porto por causa de alegada falha na cadeia de frio
Vacinação suspensa no Queimódromo do Porto por causa de alegada falha na cadeia de frio
Ver artigo

A partir desta quinta-feira os jovens com idades entre os 12 e os 15 anos já podem auto-agendar a vacinação contra a COVID-19. A data foi anunciada esta quarta-feira, 11, depois de na terça-feira, 10, a DGS ter passado a recomendar a vacinação de todos os jovens desta faixa etária.

As datas foram anunciadas pelo grupo de trabalho responsável pela vacinação que adiantou ainda que, segundo o calendário estabelecido, este grupo etário vai ser todo vacinado nos fins-de-semana de 21 e 22 de agosto e de 28 e 29 de agosto. A ideia é que todos os jovens sejam vacinados até ao início do ano letivo.

A marcar a atualidade nacional está também a informação de que julho foi o mês com mais testes à COVID-19 realizados desde o início da pandemia. De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, 11, pelo Instituto Ricardo Jorge no mês passado foram realizados mais de dois milhões, num total de cerca de 16 milhões já realizados em Portugal.

"Trata-se dos números de testagem mensal mais elevados desde o início da pandemia, que correspondem a 12,9% do total de testes de diagnóstico efetuados desde março de 2020", refere o instituto em comunicado, citado pelo "Diário de Notícias".