Há mais 15 mortes e 577 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta sexta-feira, 12 de março, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.

Os novos dados surgem um dia depois do primeiro-ministro, António Costa, ter anunciado o plano de desconfinamento ao País, cuja execução estará sempre em concordância com a evolução — positiva ou negativa — da pandemia em todo o território nacional. "Devemos começar a abrir com segurança, mas tem de ser uma abertura prudente, gradual, cautelosa", referiu o primeiro-ministro. Na próxima segunda-feira, 15 de março, irão reabrir então as creches, o ensino pré-escolar e de 1º ciclo, os cabeleireiros, manicures e similares, e o comércio passa a poder vender ao postigo.

O que posso fazer a partir de segunda-feira? Guia para esclarecer (quase) todas as dúvidas
O que posso fazer a partir de segunda-feira? Guia para esclarecer (quase) todas as dúvidas
Ver artigo

A marcar a atualidade está ainda o estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, que conclui que apenas uma injeção das vacinas Pfizer e Moderna contra a COVID-19 pode ser suficiente para proteger as pessoas que já estiveram infetadas com o novo coronavírus.

Os resultados do estudo, que teve por base amostras sanguíneas de 110 pessoas, 43 delas já infetadas, revelam que, após a primeira dose de ambas as vacinas, as pessoas que tiveram COVID-19 "desenvolveram rapidamente" níveis de anticorpos "uniformes e elevados nos dias seguintes" à toma. O estudo mostra ainda que a concentração de anticorpos era 10 a 45 vezes superior nestas pessoas do que nas pessoas que não estiveram infetadas.