Há mais 161 mortes e 4.387 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta quarta-feira, 10 de fevereiro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico. Quanto ao número de internamentos, há menos 241 pessoas internadas, o que representa uma quebra pelo segundo dia consecutivo.

Os novos dados surgem após esta terça-feira, 9, se ter realizado mais uma reunião dos principais representantes do País com os epidemiologista. À saída da reunião o primeiro-ministro, António Costa, deixou claro que o confinamento não terminará antes de meados de março e afirmou que existe a possibilidade de durar até depois da Páscoa. 

Portugueses deverão continuar confinados até depois da Páscoa
Portugueses deverão continuar confinados até depois da Páscoa
Ver artigo

Quanto à vacinação, o atual coordenador da task force, vice-almirante Gouveia e Melo, admite que Portugal tem capacidade para vacinar entre 100 a 15 mil pessoas por dia, podendo aos fins de semana este número duplicar. Contudo, há atualmente escassez de vacinas o que faz com que a primeira fase de vacinação só esteja concluída em abril não permitindo assim que tenhamos um verão "normal".

"Eu julgo que não teremos um Verão normal porque o processo de vacinação ainda não estará na fase em que há imunidade de grupo antes de começar o Verão, de acordo com os especialistas, e só atingirá essa fase, em princípio, praticamente no fim do Verão. Portanto, sem imunidade de grupo o Verão não deve ser normal, deve ser com todos os cuidados que temos mantido até agora. Um bocadinho mais tranquilo, mas sempre com todos os cuidados", afirmou citado pelo jornal "Público".