Há mais 3 mortes e 941 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados este domingo, 20 de junho, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico referente à evolução da crise sanitária no País. Os internamentos voltaram a subir com mais 16 pessoas nos hospitais, mas menos duas em unidades de cuidados intensivos.
Os dados são divulgados na mesma altura em que se sabe que todas as pessoas com 35 anos ou mais vão poder agendar a toma da sua vacina contra a COVID-19 já a partir da próxima segunda-feira, 21. A informação foi confirmada este sábado, 19, pela equipa de trabalhos responsável por aplicar o plano de vacinação contra a COVID-19 no País ao jornal "Público".
Apesar da notícia, ainda não se sabe, para já, quando é que os maiores de 30 anos poderão ter acesso ao agendamento da vacina. No final de maio, Lacerda Sales, secretário de Estado adjunto e da Saúde, fez saber que o agendamento da vacina para pessoas com mais de 30 anos estaria prevista para 20 de junho — prazo que, dadas estas novas informações, já não será cumprido.
Na terça-feira, 15, abriu o agendamento para todas as pessoas com mais de 40 anos. Quanto às pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, a expectativa é que a vacinação comece já no início de agosto.