Portugal regista já 49.955 infetados e 1.716 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico deste sábado, 25 de julho. Estes números representam um aumento de 263 infetados, enquanto as vítimas mortais registadas são mais quatro do que as de ontem.

Estes dados são atualizados numa altura em que a DGS alerta que as viagens em transportes públicos sem redução da lotação máxima podem ser consideradas de "alto risco", avança o "Observador" que cita a Agência Lusa. A juntar à lotação, o mesmo organismo fala em viagens que não façam paragens frequentes com abertura de portas. Esta norma foi publicada esta sexta-feira, 24 de julho, no site da DGS.

Governo não está a preparar os hospitais para um inverno com COVID-19. “As urgências hospitalares vão colapsar”
Governo não está a preparar os hospitais para um inverno com COVID-19. “As urgências hospitalares vão colapsar”
Ver artigo

Apesar de não especificar os meios de transporte a que se refere, o mesmo documento alerta que viagens feitas em navios ou aeronaves são consideradas "contacto com exposição de alto risco".

Já em relação ao turismo, a Comissão Europeia prevê que a abertura da Europa ao resto do mundo possa demorar, avança a RTP. O mesmo organismo estima que a abertura da Europa a outros países vai demorar "algum tempo" e que isso talvez só aconteça no próximo ano.

"Na Europa, temos a situação sob controlo e se isso mudar podemos implementar novas restrições para algumas regiões e isso é algo com que podemos lidar, mas a nível global não está sob controlo", explicou Ylva Johansson, comissária europeia para os Assuntos Internos.