Há mais 46 mortes e 4.410 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta quinta-feira, 5 de novembro, pela Direção-Geral da Saúde, no novo boletim epidemiológico.
O evoluir da pandemia em Portugal reflete-se nos serviços de saúde, tal como foi revelado nas imagens transmitidas pela SIC Notícias esta quarta-feira, 4, que mostram o caos no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em Penafiel, que já atingiu o limite da capacidade.
O mesmo Centro Hospitalar — onde até esta quarta-feira se contabilizavam 218 internamentos —, já tinha admitido na terça-feira, 3, que a situação estava fora de controlo. Carlos Alberto Silva, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, escreveu num comunicado dirigido à ministra da Saúde que "está complicado" e pediu ajuda.
Essa ajuda é, de acordo o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (OM), António Araújo, urgente. “Não é para amanhã. A ajuda tem de ser hoje e já devia ter sido ontem”, disse à Rádio Observador.
No mesmo dia em que o País regista 4.410 novos casos, é ainda conhecido que desde meados de outubro o número de infetados tem aumentado nos jovens entre os 10 e os 19 anos, de acordo com o jornal "Público".