Há mais 87 mortes e 4.868 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados este sábado, 28 de novembro, pela Direção-Geral da Saúde, no novo boletim epidemiológico.
Os novos dados são divulgados no mesmo dia em que Portugal está sob medidas mais apertadas até à próxima quarta-feira, 2 de dezembro. A partir das 23 horas desta sexta-feira, 27 de novembro, a livre circulação entre concelhos vai passar a estar proibida até às 5 horas de quarta-feira.
Este período de restrições, anunciado ao País e aos órgãos de comunicação social no sábado, 21, após o Conselho de Ministros, vai abranger o fim de semana prolongando — já que a Função Pública beneficia de tolerância de ponto — e o feriado nacional de terça-feira, referente à Restauração da Independência
"O que está demonstrado é que, quanto maior é o número de deslocações e o número de contactos, maior é a probabilidade de transmissão do vírus", justificou o primeiro-ministro na conferência de imprensa. Por isso, e para garantir que o maior número possível de pessoas permanece em casa durante este período, suspendeu ainda as aulas presenciais na véspera do feriado e obrigou a generalidade do comércio a encerrar às 15 horas na segunda-feira, 30 de dezembro.