Todas as crianças com idades compreendidas entre os nove e os 11 anos de idade vão poder vacinar-se contra a COVID-19 ao longo da tarde deste sábado, 18 de dezembro, mesmo que não tenham agendamento feito. A informação foi conhecida esta manhã, através de António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde.

"As crianças com nove, dez e onze anos que não se autoagendaram podem dirigir-se aos centros de vacinação para serem vacinadas", garantiu o governante aos jornalistas, à margem do arranque da vacinação desta faixa etária.

Crianças podem ser vacinadas desde que esteja presente um dos pais. E se o outro não concordar?
Crianças podem ser vacinadas desde que esteja presente um dos pais. E se o outro não concordar?
Ver artigo

Quando questionado sobre se esta medida seria válida também para domingo, 19, Lacerda Sales remeteu esclarecimentos para mais tarde. "Estas coisas têm de ser paulatinamente e progressivamente avaliadas em função de como estão a decorrer. Verificamos aqui, e estamos a verificar em todo o País, que este processo está a decorrer muito bem e temos de dar oportunidade às pessoas que, por qualquer coisa só agora decidiram vacinar os seus filhos, de poderem vir vacinar", referiu, cita o jornal "Público".

A informação de que crianças sem agendamento também se poderiam vacinar viria a ser reforçada mais tarde, desta vez por Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

"O processo de autoagendamento é o que recomendamos, mas se uma família tiver uma criança mais pequena, que já seja elegível para a vacinação, não vamos perder essa oportunidade. Têm estado a ser vacinados irmãos ou primos [que acompanhem as famílias] que venham à vacinação", disse Graça Freitas na manhã deste sábado, em declarações exclusivas à CNN Portugal.

As novas datas de vacinação infantil serão conhecidas em janeiro.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.