Este domingo, 23 de julho, aconteceu o primeiro jogo de sempre da seleção portuguesa de futebol feminino numa fase final de um Campeonato do Mundo. As jogadoras estrearam-se no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, na Nova Zelândia, pelas 19h30 locais (08:30 em Lisboa), contra os Países Baixos.

A primeira exibição da equipa portuguesa no Mundial 2023 terminou com 1-0, tendo a equipa das Navegadoras sido derrotada.

Seleção feminina faz história e garante presença no Mundial depois de vencer os Camarões
Seleção feminina faz história e garante presença no Mundial depois de vencer os Camarões
Ver artigo

Foram 23 as "navegadoras" a representar Portugal no Mundial2023, estando inseridas no Grupo E, onde também pertencem os Estados Unidos da América e o Vietname (os EUA já ganharam 3-0 ao Vietname). A 27 de julho, às 8h30, Portugal defronta o Vietname e a 1 de agosto, às 8 horas, vai a campo com os Estados Unidos. Saiba mais sobre a seleção de futebol feminino portuguesa.

1. Quando foi criada a equipa?

As primeiras notícias sobre jogos com a participação de mulheres em Portugal datam de março de 1935. Porém, o primeiro jogo de um onze nacional feminino aconteceu a 24 de outubro de 1981 frente à França, em Le Mans, e terminou com um empate a zero.

2. Quem integrava a equipa pioneira?

Para o primeiro encontro, a Federação Portuguesa de Futebol selecionou 16 jogadoras dos campeonatos distritais. Eram elas Alice (enfermeira), Paula Freitas (estudante), Tato (empresária do comércio), Eva (tecedeira), São (estudante), Tisa (tecedeira), Fátima Azevedo (transitária), Alfredina (estudante), Paula Leça (desempregada), Isabel Santos (empregada de escritório), Sílvia (desempregada), Gena (estudante), Albertina (estudante), Emília Coelho (desempregada), Olívia (empregada têxtil) e Cidália (costureira), assim como informa o "Sapo Desporto".

3. Quem é a jogadora mais famosa da equipa atual?

Este título pertence a Jéssica Silva. Tem 28 anos e nasceu em Vila Nova de Milfontes, Odemira. O percurso no futebol feminino começou na União Ferreirense. Atualmente, joga no Sport Lisboa e Benfica. Assume a posição de avançada e já passou por clubes como o Lyon, em França, e o Kansas City, nos Estados Unidos da América. A jogadora chegou a ser bolseira da associação Corações com Coroa, fundada por Catarina Furtado.

4. Quem foram as convocadas para o Mundial 2023?

As avançadas Ana Borges (Sporting), Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Braga), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica) e Telma Encarnação (Marítimo), as médias Ana Rute (SC Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad, Espanha), Dolores Silva (Braga), Fátima Pinto (Alavés), Kika Nazareth (Benfica), Tatiana Pinto (Levante, Espanha), as defesas Ana Seiça (Benfica), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha, Espanha), Joana Marchão (Parma, Itália), Lúcia Alves (Benfica), Sílvia Rebelo (Benfica) e as guarda-redes Rute Costa (Benfica), Inês Pereira (Servette, Suíça) e Patrícia Morais (Braga), assim como menciona a Renascença.

5. A participação na campanha "É uma menina"

Esta campanha de apoio à seleção portuguesa de futebol feminino tornou-se viral. Surgiu por parte de um dos patrocinadores, o BPI, e conta a história de um pai que queria ter um rapaz, mas que depois se apaixona por ser pai de uma menina, que desde cedo fica ligada ao futebol e que chega à seleção nacional. 

A campanha contou com a participação do selecionador nacional, Francisco Neto, e  de algumas das jogadoras da equipa, como Ana Borges, Ana Capeta, Ana Rute Rodrigues, Dolores Silva, Jéssica Silva, Kika Nazareth e Vanessa Marques.