É a primeira vez na história que a seleção feminina portuguesa vai marcar presença no Mundial de futebol.

Esta quarta-feira, 22 de fevereiro, a seleção nacional derrotou os Camarões por 2-1 em Hamilton, Nova Zelândia, na disputa do play-off intercontinental. Apesar da vitória, o jogo só se resolveu no tempo de compensação, com uma grande penalidade assegurada por Carole Costa aos 94 minutos.

Adepto em lágrimas destrói a TV à facada depois de a sua seleção ter sido eliminada do Mundial. Veja o vídeo
Adepto em lágrimas destrói a TV à facada depois de a sua seleção ter sido eliminada do Mundial. Veja o vídeo
Ver artigo

Portugal entrou a ganhar com um golo de Diana Gomes aos 22 minutos, depois de um livre de Kika Nazareth ao poste. A seleção liderada por Francisco Neto foi aguentando a pequena vantagem, com algumas oportunidades para se destacar no marcador, como a bola ao ferro de Andreia Norton aos 51 minutos.

Aos 89 minutos, Nchout, dos Camarões, conseguiu fazer o empate. Chegados os 90 minutos, a equipa de arbitragem decidiu dar 9 minutos de compensação.

A árbitra da partida assinalou uma grande penalidade com recurso ao vídeo-árbitro por bola no braço de uma jogadora dos Camarões na sequência de um remate de Diana Silva.

Carole Costa concretizou a grande penalidade e fez o 2-1 final, garantindo a presença de Portugal no Mundial de futebol feminino.