Tal como em 2020, a época balnear terá as suas limitações. Para além do uso da máscara no acesso ao areal ou na utilização de estruturas de apoio — sejam balneários ou esplanadas de praia —, e do distanciamento de chapéus de sol, continuam a permanecer as regras sobre a lotação máxima de banhistas nas praias, geridas pelo já conhecido semáforo (verde até 50% da lotação, amarelo de 50% a 90%, e vermelho acima de 90% da capacidade).

Este ano há 372 praias galardoadas com bandeira azul — e 87 ficam no Algarve
Este ano há 372 praias galardoadas com bandeira azul — e 87 ficam no Algarve
Ver artigo

Esta segunda-feira, 24 de maio, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) divulgou a lista da capacidade das praias portuguesas, cujo documento está em consulta informal até quarta-feira, 26. Se nenhum dos municípios levantar questões até essa data, passa a definitiva, escreve o "Expresso".

No total, os areais nacionais têm capacidade para 847.715 pessoas. Mas quais são as praias com mais capacidade no território português? No norte, a praia de Matosinhos é a que pode receber mais banhistas — 8.300. Já no centro, a de Ílhavo tem uma capacidade de 11.800 pessoas, seguindo-se a praia da Nazaré na região do Tejo e oeste — autorizada a receber 17.000 pessoas, este é o areal com maior capacidade em Portugal Continental.

No Alentejo, a praia de Troia-Mar tem a maior capacidade, com 3.500 banhistas a poderem estar no areal simultaneamente. Já no Algarve, a zona do País mais procurada pelas suas praias, principalmente no verão, o areal de Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, é aquele com maior capacidade — 14.800 pessoas. Por oposição, também no Algarve, a praia da Marinha, em Lagoa, pode receber apenas 15 banhistas ao mesmo tempo.

As lotações definidas pela APA não registam grandes alterações em relação às do ano passado, mas a agência salienta que os valores "constituem um importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias" tendo em conta o contexto de pandemia que atravessamos, tal como escreve o "Expresso". É a partir destes valores máximos que se chega à informação divulgada nos semáforos, nomeadamente através da aplicação Info Praia.

Veja aqui a lista completa de lotação de praias do norte, centro, Tejo e oeste, Alentejo e Algarve.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.