A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anunciou esta quinta-feira, 29 de abril, quais são as praias de bandeira azul em 2021 distinguidas pelo júri internacional. Só em Portugal, há 372 praias — mais 12 do que no ano passado —, 16 marinas e 11 embarcações de ecoturismo galardoadas no Programa Bandeira Azul. O País não ficou muito abaixo do ranking com 53 países, está em 6.º lugar, atrás de Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia.

Ainda assim, estamos está no pódio dos países com maior número de praias fluviais de bandeira azul, um total de 42, que colocaram Portugal em segundo lugar. O objetivo do Programa Bandeira Azul é reconhecer as praias, marinhas e embarcações de ecoturismo como "símbolo de qualidade" e "o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente", bem como a consciencializar os cidadãos para o respeito do "ambiente marinho, costeiro e lacustre", refere a ABAE no site.

A vista maravilhosa do miradouro 360 graus do Amoreiras está de volta — com entradas gratuitas
A vista maravilhosa do miradouro 360 graus do Amoreiras está de volta — com entradas gratuitas
Ver artigo

A lista do Programa Bandeira Azul vem em boa hora, já que o início da época balnear está previsto já para 15 de maio. As praias com bandeira azul distribuem-se por 98 municípios e entre estes há cinco estreias. Fafe, Oleiros, Óbidos, Avis e Beja integram pela primeira vez a lista e há também novidades na região do Tejo, que tem seis praias novas de bandeira azul e outras sete que reentraram na lista.

Já na região do Algarve, há um total de 87 praias costeiras e quatro marinas reconhecidas pelo Programa Bandeira Azul, com Albufeira a liderar o número de Bandeiras Azuis em 2021: um total de 26. Nos restantes 13 concelhos distinguidos na região, logo depois de Albufeira está Vila do Bispo, com 11 praias galardoadas, Loulé, com dez praias e a marina de Vilamoura e Portimão, com seis praias e a marina.

Depois das dificuldades com a pandemia, a valorização das praias costeiras e marinas do Algarve tem especial significado "num momento de retoma internacional da atividade turística", refere o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, em comunicado. A esta distinção, junta-se ainda à recentemente distinção da região como Melhor Destino de Praia do Mundo em 2020, nos World Travel Awards, os Óscares do turismo mundial.

Praia da Falésia é uma das melhores do mundo — e estas 18 fotos são a prova disso
Praia da Falésia é uma das melhores do mundo — e estas 18 fotos são a prova disso
Ver artigo

Quanto às marinas e portos de recreio, este ano há menos duas a serem reconhecidas no Programa Bandeira Azul e um total de 11 embarcações de ecoturismo localizadas na Nazaré, em Setúbal, em Lisboa, no Funchal e na Calheta. O hasteamento das bandeiras vai começar a 1 de junho, na praia de Moledo, no município de Caminha.

Revelamos o mapa com todas as bandeiras azul para 2021 que vai encontrar de norte a sul do país quando for de férias.

bandeira azul
créditos: bandeiraazul.abae

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.