Duas aeronaves da Patrulha Acrobática Yakstar chocaram durante o festival aéreo Beja Air Show, que reúne dezenas de aviões e helicópteros militares. O acidente aconteceu este domingo, 2 de junho, algo que culminou na queda de um dos aviões. O festival foi entretanto interrompido.
De acordo com a CNN Portugal, o acidente, cujo alerta foi dado por volta das 16 horas, terá causado um morto e um ferido, mas ainda não há confirmação oficial de vítimas. Embora uma das naves tenha caído em pleno voo, a outra conseguiu permanecer no ar e aterrar em segurança, após a colisão.
Na rede social X, a Força Aérea Portuguesa confirma que "no decorrer do Beja AirShow, duas aeronaves sofreram um acidente durante uma demonstração aérea". Assegura ainda que, "de acordo com o plano de segurança estabelecido e imediatamente acionado", vários meios de socorro já se encontram no local.
A Yakstars é a primeira equipa de exibição acrobática da aviação ibérica. "Aos comandos de seis aeronaves Warbird Yak52s, exibem-se com combinações precisas de formações apertadas e acrobacias emocionantes", escreve a Força Aérea no seu site oficial.