Um Airbus A380, o maior avião comercial de passageiros de todo o mundo, aterrou esta sexta-feira, 17 de janeiro, no aeroporto de Beja, algo que já aconteceu em 2018. Foi a companhia aérea privada portuguesa Hi Fly que o trouxe até terras lusas, proveniente de Dresden, na Alemanha, e o avião estará parado em Portugal durante as próximas quatro semanas para ser renovado.
Ao que tudo indica, de acordo com o jornal “Expresso”, esta aeronave estava parada nos EUA e, depois de ter passado algum tempo a ser arranjada, foi entregue à companhia portuguesa, que é uma de apenas 15 a operar este avião em todo o mundo. A aeronave pode transportar até 850 pessoas num único voo, e é constituída por assentos triplos na Primeira Classe, na Classe Executiva e na Classe Econômica, tendo dois andares e um lounge a bordo.
Num comunicado divulgado nas redes sociais, o comandante Carlos Mirpuri, que aterrou o avião em Beja por volta das 14h20, confessou estar ansioso para poder voá-lo. "Estou ansioso por voltar a comandar este magnífico avião quando fizer a sua estreia comercial com a Global Airlines. Este momento marca o culminar de quase dois anos de trabalho árduo, com uma equipa dedicada de especialistas da Hi Fly e da Global a trabalhar incansavelmente para o tornar possível", lê-se. A Global Airlines é uma nova companhia aérea britânica cuja aeronave é sua propriedade, mas é a companhia portuguesa que a vai operar, com voos que ligam o Reino Unido aos EUA.
No entanto, esta não é a primeira vez que um Airbus A380 aterra em Portugal. Em julho de 2018, também operado pela Hi Fly, esta aeronave passou algumas semanas no mesmo aeroporto, com o propósito de apresentar uma campanha ambiental da Fundação Mirpuri, 'Save the Coral Reefs'.