Ao contrário do ano passado, em que a época balnear na maioria das praias portuguesas começou apenas no início de junho, este ano é antecipada para maio, mais precisamente já para este domingo, dia 1, em algumas praias do País. O alivio da situação pandémica contribuiu para esta antecipação, que vem na mesma altura do bom tempo previsto para este fim de semana.

A 30 de abril e 1 de maio as temperaturas vão estar acima dos 20ºC em todo o território continental, sendo que o pico será atingido este sábado, 30 de abril, em Santarém e Évora, distritos onde os termómetros podem chegar aos 29ºC, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo "Diário de Notícias".

Tendo em conta o cenário meteorológico, combinado com o início da época balnear dado que há "alguns locais em Portugal que no dia 1 de maio vão ter condições para abertura da época balnear", disse o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (AMN), Silva Luís, em declarações à Lusa, citado pelo "Público", a AMN deixa um alerta.

Prepare a toalha e o biquíni. Porto Santo, na Madeira, é a melhor praia da Europa para 2022
Prepare a toalha e o biquíni. Porto Santo, na Madeira, é a melhor praia da Europa para 2022
Ver artigo

"​A grande maioria das praias portuguesas não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear disponível na sua plenitude, como tal, a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco", pode ler-se no site, no qual são ainda deixadas algumas recomendações de segurança, como manter a vigilância permanentemente das crianças e evitar as horas de maior exposição solar.

Isto porque apenas há algumas praias que vão abrir a época balnear já a 1 de maio, como é o "caso de cerca de 15 na Costa da Caparica, em Cascais e algumas no Algarve", avança o presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, João Carreira. A estas juntam-se algumas praias do arquipélago da Madeira que anunciaram a abertura oficial para 1 de maio.

Contudo, a época balnear nestes casos vai começar sem que estejam ainda publicados os editais que regem as regras da época balnear, feitos pela portaria da Associação Portuguesa do Ambiente. Ainda assim, sabe-se que a máscara já não será necessária para aceder à praia, aos apoios da mesma, restaurantes ou instalações sanitárias, de acordo com João Carreira, que se rege pelas últimas orientações da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

As autarquias que vão iniciar mais cedo a atividade nas praias, como é exemplo a Câmara Municipal de Almada, "decidiram abrir e podem fazê-lo desde que cumpram um conjunto de regras básicas, como nadadores-salvadores e autorização da capitania", segundo o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional.

Boiar com estilo e luxo. Estes insufláveis instagramáveis são tudo o que precisa para os dias na piscina
Boiar com estilo e luxo. Estes insufláveis instagramáveis são tudo o que precisa para os dias na piscina
Ver artigo

Quanto a outras praias do País, o recrutamento de nadadores-salvadores continua a ser feito e “alguns nadadores-salvadores vindos do Brasil", com curso ou miliares, para colmatar o facto de grande parte dos socorristas nacionais serem estudantes que “só depois de terminar a escola e os exames” podem começar a operar, explica João Carreira.

Esta quinta-feira, 28 de abril, foi divulgada pela Associação Bandeira Azul Europa (EBAE) a lista de praias com Bandeira Azul de 2022 e Portugal conta com mais 21 praias, assim como mais duas marinas e mais nove embarcações de ecoturismo com esta bandeira.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.