Esqueça os palácios ou os quartos minúsculos que os senhorios tentam fazer passar por mansões (nem que seja pelo preço exorbitante cobrado): o anúncio mais surreal que vai ver hoje está no Alentejo, mais concretamente em Castelo de Vide, onde está à venda uma igreja.
Sim, leu bem. A igreja de Santo Amaro, localizada na vila alentejana, está à venda pelo valor base de 350 mil euros, tal como dá conta uma publicação de Facebook na página da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide. A instituição destaca a "intenção de alienar o imóvel", que surge numa lista com duas moradias.
A igreja é um prédio urbano composto por três andares, quintal e sótão, tendo uma área total de terreno de 1.350 m2, uma área de implantação do edifício de 650 m2, tal como refere a publicação da rede social, e trata-se de monumento de interesse público, classificação que obteve em 2014, salienta o Porto Canal.
"A atual Igreja de Santo Amaro de Castelo de Vide é resultado da reconstrução oitocentista de uma pequena ermida da mesma invocação, erguida em 1494 num arrabalde da vila, e cuja posse passou em 1534 para a Santa Casa da Misericórdia local, fundadora do hospital anexo. Progressivamente absorvida pelo casario, a igreja veio a tornar-se um dos elementos definidores e consolidadores do núcleo urbano", refere a mesma publicação, que cita a portaria publicada em 2014 em Diário da República.
O mesmo documento salienta ainda a "austera fachada barroca, rasgada por singelo portal apilastrado" que contrasta com o interior do edifício, "de grande riqueza decorativa, onde se incluem o belo retábulo de alvenaria pintada do altar-mor, a imitar talha, e os diversos marmoreados e estuques decorativos". A igreja de Santo Amaro de Castelo de Vide é também caracterizada como "um testemunho valioso" da expressão do barroco alentejano.
Caso tenha interesse em tornar-se proprietário de uma igreja, para além de 350 mil euros (no mínimo) à mão, deve também enviar uma proposta por carta fechada para os serviços administrativos da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide até às 17 horas desta quarta-feira, 10 de janeiro.