Sérgio Donofre, um agricultor de Campinas, São Paulo, queria arrendar uma casa para passar férias com a família. Viu uma propriedade na Internet e, como qualquer pessoa que tenha medo de ser burlada, verificou todas as informações que constavam no anúncio. Tudo batia certo e decidiu que aquela era a escolhida, até que percebeu que havia sido burlado.
O agricultor chegou a essa conclusão depois de pagar os 2.800 reais (o equivalente a cerca de 505 euros) que o arrendatário pedia pela casa, que tinha piscina e ficava em frente á praia. Foi o próprio burlão que, depois do ato de pagamento, o avisou da situação, através de uma mensagem. E parece que até quis ser simpático, já que estava a tentar impedir que o homem não se deslocasse em vão.
"Bom dia Sérgio, estou entrando em contacto para pedir que não vá ao local, pois nada do que conversámos existe, tudo não passou de golpe", disse o criminoso, citado pelo "G1". "Estou avisando para que não dê viagem perdida", acrescentou. No fim, ainda teve coragem de escrever: "Deus abençoe vocês".
Sérgio Donofre explicou que foi meticuloso no processo de verificação, para garantir que o anúncio era fidedigno. Assim, conferiu a morada que lá constava e ainda se deu ao trabalho de confirmar a existência da casa através de imagens de satélite. "Tinha tudo certinho. Não tinha como duvidar", esclareceu, citado pela mesma publicação.
Por isso, o agricultor decidiu vir a público com a burla de que foi vítima, no sentido de tentar impedir futuros incidentes semelhantes. "Ele continua respondendo, continua vendendo a propriedade pra alugar. Seria importante chegar até ele ou alertar as pessoas", conclui.