Entre 4 e 6 de setembro, o Avante! regressa à Quinta da Atalaia, no Seixal, com a 44.ª edição. No site do jornal oficial, o Partido Comunista Português divulgou as regras de segurança que serão implementadas para prevenir situações de contágio e propagação da COVID-19. Depois de não avançar com dados concretos sobre a lotação, anunciou esta sexta-feira, 14 de agosto, que esta estará, afinal, reduzida para um terço, o que equivale a um máximo de 33 mil pessoas no recinto.
Entre as medidas de segurança introduzidas devido à COVID-19, conta-se também com o alargamento do espaço, que passa a integrar mais 10 mil metros quadrados, totalizando-se uma área total de 30 hectares. O uso da máscara de protecção será obrigatória "no acesso a espaços e a todos os serviços de atendimento".
Quanto aos concertos, estes decorrerão nos três palcos centrais, todos ao ar livre e com dimensões maiores. "O palco 25 de abril cresceu seis mil metros quadrados, o auditório 1º de Maio deixou de ter cobertura passando a ter cinco mil metros quadrados ao ar livre. O terceiro palco será o Palco Paz que aglutinará a programação de outros palcos".
Também a localização das atividades culturais do festival como Avanteatro, o Cineavante ou Festa do Livro serão mais arejadas: tal como os concertos, vão decorrer ao ar livre, "com área de plateia consideravelmente maior", com "delimitação de áreas, marcação de corredores e circuitos."
Portas abrem mais cedo
As portas do evento abriram pelas 16 horas, mais cedo do que o costume, havendo também mais pontos de entrada e de saída. As medidas servem para evitar a formação de aglomerados de pessoas junto das entradas e cruzamentos de entrada e de saída. "As portas da 44.ª edição da Festa do Avante! abrirão mais cedo. De forma a evitar aglomerações junto das entradas, a porta da Quinta da Princesa e a porta da Quinta do Cabo abrirão ao público na sexta-feira, pelas 16 horas", pode ler-se.
No recinto haverá ainda delimitação de áreas, marcação de corredores e circuitos de circulação e será ainda introduzida a figura de "assistente de plateia", que irá encaminhar as pessoas para os seus respetivos lugares (marcados no chão), ajudando também no respeito pelas regras implementadas.
Quanto aos bares e restaurantes, surgem este ano num número mais reduzido, ainda que as esplanadas sejam alargadas, com maior distanciamento entre mesas e cadeiras, com desinfecção permanente. Pagamentos digitais e contactless serão privilegiados. Serão também aumentados pontos para a higienização das mãos, assim como estarão disponíveis dispensadores de álcool-gel em vários pontos.
Casas de banho serão de "grandes dimensões", com zona exclusivas para crianças e equipas de limpeza permanentes, que vão garantir uma "limpeza e desinfeção mais frequente e mais profunda", o que levará a que haja encerramentos temporários destes espaços em horário fixo. O campismo continua a funcionar, ainda que lotação reduzida também.
O Avante! recebe este ano Xutos & Pontapés, Dino D'Santiago, Camané & Mário Laginha, Capicua, Lena d'Água, Dead Combo, Mão Morta, entre outros.
Na quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre o Avante!, evento político cuja ocorrência tem criado muita polémica, tendo em conta as circunstâncias atuais de pandemia. "Há de chegar o tempo em que as autoridades sanitárias terão de dizer que 'nós, olhando para realidade do país, entendemos que aquilo que faz sentido é cumpri estas regras: em número, distanciamento, forma de realização."