Entre 4 e 6 de setembro, o Avante! regressa à Quinta da Atalaia, no Seixal, com a 44.ª edição. No site do jornal oficial, o Partido Comunista Português divulgou as regras de segurança que serão implementadas para prevenir situações de contágio e propagação da COVID-19. Depois de não avançar com dados concretos sobre a lotação, anunciou esta sexta-feira, 14 de agosto, que esta estará, afinal, reduzida para um terço, o que equivale a um máximo de 33 mil pessoas no recinto.

Entre as medidas de segurança introduzidas devido à COVID-19, conta-se também com o alargamento do espaço, que passa a integrar mais 10 mil metros quadrados, totalizando-se uma área total de 30 hectares. O uso da máscara de protecção será obrigatória "no acesso a espaços e a todos os serviços de atendimento". 

Festivais de Verão estão proibidos mas pode haver Festa do Avante! "se cumprirem as normas de segurança", diz António Costa
Festivais de Verão estão proibidos mas pode haver Festa do Avante! "se cumprirem as normas de segurança", diz António Costa
Ver artigo

Quanto aos concertos, estes decorrerão nos três palcos centrais, todos ao ar livre e com dimensões maiores. "O palco 25 de abril cresceu seis mil metros quadrados, o auditório 1º de Maio deixou de ter cobertura passando a ter cinco mil metros quadrados ao ar livre. O terceiro palco será o Palco Paz que aglutinará a programação de outros palcos".

Também a localização das atividades culturais do festival como Avanteatro, o Cineavante ou Festa do Livro serão mais arejadas: tal como os concertos, vão decorrer ao ar livre, "com área de plateia consideravelmente maior", com "delimitação de áreas, marcação de corredores e circuitos."

Portas abrem mais cedo

As portas do evento abriram pelas 16 horas, mais cedo do que o costume, havendo também mais pontos de entrada e de saída. As medidas servem para evitar a formação de aglomerados de pessoas junto das entradas e cruzamentos de entrada e de saída. "As portas da 44.ª edição da Festa do Avante! abrirão mais cedo. De forma a evitar aglomerações junto das entradas, a porta da Quinta da Princesa e a porta da Quinta do Cabo abrirão ao público na sexta-feira, pelas 16 horas", pode ler-se.

No recinto haverá ainda delimitação de áreas, marcação de corredores e circuitos de circulação e será ainda introduzida a figura de "assistente de plateia", que irá encaminhar as pessoas para os seus respetivos lugares (marcados no chão), ajudando também no respeito pelas regras implementadas.

A Festa do Avante faz 42 anos e Martins não falhou uma
A Festa do Avante faz 42 anos e Martins não falhou uma
Ver artigo

Quanto aos bares e restaurantes, surgem este ano num número mais reduzido, ainda que as esplanadas sejam alargadas, com maior distanciamento entre mesas e cadeiras, com desinfecção permanente. Pagamentos digitais e contactless serão privilegiados. Serão também aumentados pontos para a higienização das mãos, assim como estarão disponíveis dispensadores de álcool-gel em vários pontos.

Casas de banho serão de "grandes dimensões", com zona exclusivas para crianças e equipas de limpeza permanentes, que vão garantir uma "limpeza e desinfeção mais frequente e mais profunda", o que levará a que haja encerramentos temporários destes espaços em horário fixo. O campismo continua a funcionar, ainda que lotação reduzida também.

O Avante! recebe este ano Xutos & Pontapés, Dino D'Santiago, Camané & Mário Laginha, Capicua, Lena d'Água, Dead Combo, Mão Morta, entre outros.

Na quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre o Avante!, evento político cuja ocorrência tem criado muita polémica, tendo em conta as circunstâncias atuais de pandemia. "Há de chegar o tempo em que as autoridades sanitárias terão de dizer que 'nós, olhando para realidade do país, entendemos que aquilo que faz sentido é cumpri estas regras: em número, distanciamento, forma de realização."

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.