Que atire a primeira pedra quem nunca, nos últimos tempos, teceu comentários do género: "estamos em dezembro, mas parece mais setembro ou outubro" ou "não é preocupante como ainda não fez frio?". Pois bem, parece que as nossas preces foram ouvidas, porque o fim de semana vai ser marcado pelo regresso das temperaturas mais baixas.

Está a chegar uma frente fria que vai fazer com que os termómetros desçam a pique, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). E nem só de frio se vai fazer a festa – a chuva também vai estar de regresso, embora em alguns distritos e de forma muito breve. Mas vamos por partes.

No sábado, 7 de dezembro, o céu estará "geralmente muito nublado" e espera-se que "precipitação no norte e centro" se faça sentir até ao fim da manhã. A par disto, está prevista também a "intensificação do vento" a partir dessa tarde, bem como a "queda de neve nos pontos mais altos" do País, nomeadamente a Serra da Estrela.

No que diz respeito a temperaturas, as máximas deste dia não vão passar dos 21ºC, como acontece em Faro e Setúbal, mas também não serão mais baixas que 11ºC, que se registam na Guarda. Lisboa fica-se pelos 19ºC e o Porto pelos 16ºC. No entanto, as mínimas é que vão estar agrestes, já que vão andar entre os 3ºC (Guarda) e os 11ºC (Faro).

Dezembro começa com céu muito nublado. Saiba como vai estar o tempo esta semana
Dezembro começa com céu muito nublado. Saiba como vai estar o tempo esta semana
Ver artigo

Mas calma, porque no domingo, 8 de dezembro, o cenário piora mais um bocadinho. Embora a chuva já não se faça sentir, está prevista a "formação de gelo ou geada no interior das regiões norte e centro", o que significa, consequentemente, que também se espera uma "descida da temperatura", segundo o IPMA.

Nesse sentido, as máximas vão estar mais baixas que no dia anterior, sendo Faro o distrito com a temperatura mais alta, que se fixa nos 17ºC. Aquele que conta com a máxima mais reduzida é a Guarda, que cai para os 7ºC. O Porto não vai registar mais do que 14ºC, Lisboa ficar-se-á pelos 15ºC e Setúbal pelos 16ºC.

As mínimas é que, efetivamente, gritam que o inverno está cada vez mais próximo. Isto porque, no domingo, vão chegar aos 0ºC em distritos como Guarda, Viseu e Bragança, nunca sendo mais altas que 10ºC, como acontece em Aveiro e Lisboa. Setúbal vai contar apenas com 8ºC de mínima e o Porto com 7ºC. Distritos como Vila Real, Castelo Branco e Portalegre ficam-se pelos 2ºC, 4ºC e 5ºC, respetivamente.