Os trabalhadores da Comboios de Portugal (CP) e da Infraestruturas Portugal estarão dois dias em greve. O primeiro esta sexta-feira, 23 de dezembro, e o seguinte na próxima segunda-feira, 26. Assim, esperam-se “perturbações na circulação de comboios, a nível nacional”, “com possível impacto nos dias anteriores e seguintes aos períodos de greve”, avança a CP em comunicado, no seu site.
A paralisação terá uma duração de 24 horas nos dois dias de greve e prevê ainda uma "greve ao trabalho suplementar, incluindo feriados e dias de descanso semanal". Isto significa que a circulação dos comboios continuará a meio gás nos dias 25 e 26 de dezembro e 1 de janeiro.
A greve na CP e Infraestruturas de Portugal obrigou, esta sexta-feira, 23, a supressão de 136 comboios, tendo circulado 109 até às 8 horas da manhã, segundo fonte da empresa, citada pelo "Diário de Notícias". A mesma fonte esclareceu ainda que estão a ser cumpridos os serviços mínimos previstos, que integravam apenas estes 109 comboios.
Por isso, se estava a pensar utilizar o comboio para se deslocar nestes dias, é possível que encontre alguns constrangimentos. No entanto, a par da supressão da maior parte dos comboios e da garantia de serviços mínimos, há alguns Alfa Pendular e Intercidades que se encontram em circulação todos os dias.
- Porto Campanhã – Faro: 14h32.
- Lisboa Santa Apolónia – Braga: 9h30, 19h30.
- Lisboa Santa Apolónia – Guimarães: 11h30.
- Lisboa Santa Apolónia – Valença: 17h30.
- Lisboa Santa Apolónia – Guarda/Covilhã: 19h15.
- Lisboa Oriente – Faro: 14h15.
- Braga – Lisboa Santa Apolónia: 9h59, 13h59.
- Guimarães – Lisboa Santa Apolónia: 16h41.
- Faro – Lisboa Oriente: 14h15.
Na eventualidade dar tudo para o torto (nunca fiando), a CP garante que "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".