Prepare-se para ir ter com a família e celebrar a Páscoa mais cedo. Com a Sexta-Feira Santa a 29 de março, feriado, quase a chegar, o gabinete do primeiro-ministro decidiu dar tolerância de ponto a todos os trabalhadores da função pública na quinta-feira, 28, mas apenas da parte da tarde. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 22, numa nota oficial do Governo, citada pelo jornal "Expresso".

Nesta Páscoa, faça um brilharete lá em casa com o cabrito assado e o folar do Pica-Pau
Nesta Páscoa, faça um brilharete lá em casa com o cabrito assado e o folar do Pica-Pau
Ver artigo

No despacho, o gabinete de António Costa dá como justificação a esta tolerância o facto de muitos "trabalhadores que exercem funções públicas no Estado" terem de se deslocar para fora do seu local de residência para poder ir passar este feriado religioso com a família. Assim, o Governo decidiu dar a oportunidade a estes trabalhadores de saírem mais cedo na quinta-feira, podendo aproveitar da melhor maneira.

No entanto, há sempre uma exceção para aqueles serviços que "por razões de interesse público" têm de se manter em funcionamento em horário normal, pelo que a tolerância de ponto nesses casos não é exercida, explica o jornal.

"Considerando que constitui uma prática habitual a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência no período da Páscoa, tendo em vista a realização de reuniões familiares, o Governo decidiu conceder tolerância de ponto no período da tarde de Quinta-Feira Santa, dia 28 de março, aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos", lê-se no despacho.

A Páscoa celebra-se no próximo domingo, a 31 de março e, com esta tolerância de ponto, vai poder começar a preparar as coisas mais cedo. Já pensou em como vai passar este dia? Já demos várias sugestões de brunch e de onde ir buscar um delicioso cabrito, para que não lhe falte nada neste dia.