Hambúrgueres de grão, coxinhas de jaca, queijos de caju e até "tofish and chips". Pode não ter carne, peixe, ovos ou manteiga mas criatividade não falta à comida vegan que vai ser servida durante quatro dias em Lisboa.
O Veggie Vibes decorre de 28 a 31 de março e ocupa o Mercado de Santa Clara, com opções de street food feitas a pensar nos vegan e vegetarianos, mas também naqueles que ainda não se deixaram levar por esta onda vegetal. "Não queremos forçar mas sim sensibilizar dando a conhecer outras formas de alimentação que terão um impacto direto na saúde das pessoas e que em cadeia trarão resultados para a sustentabilidade do planeta, dos seus recursos e das futuras gerações", explica a organização do evento em comunicado.
À comida junta-se a música, com pequenos concertos que vão do jazz ao rock, do indie ao reggae, do blues ao hip-hop. Com uma banda sonora assim, também os pratos servidos tinham que responder a todos os paladares.
Para os que, ainda que veganos ou vegetarianos, não se privam de uma boa dose de calorias extra, há croissants e bolas de Berlim da Vegassant, cachorros quentes e fish and chips feitos com tofu da My Green Truck e pizzas de cogumelos e queijo vegetal da Box Seven.
Para quem prefere manter-se fiel à comida saudável, a Ema Cru prepara sobremesas à base de tâmaras e frutos secos e a carrinha da Conscious Way prepara crepioca de beterraba ou almôndegas de grão.
No recinto da festa, ali entre o Jardim Botto Machado e o Mercado de Santa Clara, vão estar também produtores de legumes biológicos, banquinhas com cosmética vegan e uma mini feira de queijos e enchidos feitos com base vegetal.
A entrada é livre e a feira funciona das 16 às 23 horas na quinta-feira, das 15 às 23 horas na sexta-feira, sábado das 10 à meia noite e domingo das 11 às 18 horas.