Um caso insólito abalou a comunidade de Celorico de Basto e já chegou ao Ministério Público. Manuel Lima, de 95 anos, casou-se com a própria filha, Maria da Conceição, de 68, num casamento celebrado em março deste ano na conservatória de Guimarães,  a mais de 40 quilómetros do local onde a família vive.

O casamento, mantido em segredo durante mais de três meses, foi descoberto recentemente pelos restantes filhos do idoso, que já apresentaram queixa às autoridades, escreve o "Correio da Manhã". “Queremos a anulação imediata do casamento e que sejam castigados. Como é que uma conservatória permite isto? É uma vergonha para toda a nossa família”, afirmou um dos filhos de Manuel Lima, tal como refere o mesmo jornal.

Noiva coloca todos os convidados obesos sentados juntos na festa de casamento e dá nome irónico à mesa
Noiva coloca todos os convidados obesos sentados juntos na festa de casamento e dá nome irónico à mesa
Ver artigo

Manuel Lima ficou viúvo no ano passado, e desde então vivia com Maria da Conceição, a filha e agora também esposa. Testemunhas do casamento incluem outra filha do idoso.

Os irmãos alegam que o matrimónio poderá ter sido uma tentativa de garantir que Maria da Conceição herde os bens da família, nomeadamente património relacionado com uma herança em França. “O meu pai ainda sabe muito bem o que faz. Isto só pode ter sido para ela ficar com tudo”, acusou um dos filhos.

Segundo o Código Civil português, casamentos entre ascendentes e descendentes diretos, como pais e filhos, são expressamente proibidos e considerados nulos. Juridicamente, a anulação do casamento é praticamente certa.

A família enfrenta agora mais uma batalha legal, dado que há anos que existem litígios relacionados com o desaparecimento de dinheiro e peças em ouro, tendo já sido abertos outros processos judiciais. O Ministério Público está a investigar o caso, que poderá envolver responsabilidades tanto dos intervenientes como da própria conservatória onde o casamento foi celebrado.