No sábado, 10 de fevereiro, uma idosa portuguesa soprou as velas do seu 105.º aniversário. Dona Augusta, utente da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, celebrou o marco junto de familiares, utentes e funcionárias da instituição.
“A Dona Augusta atingiu a notável marca de 105 anos (...) Desejamos à Dona Augusta saúde, bem-estar e momentos especiais ao lado daqueles que a rodeiam”, disse a gerência da Santa Casa da Misericórdia, tal como pode ler-se no site Braga TV.
Este feito não é único no País dado que, nos últimos 10 anos, o número de pessoas a ultrapassar os 100 anos tem aumentado em Portugal. Em julho do ano passado, existiam quase três mil pessoas com mais de 100 anos, números que representavam um aumento de 77% face à década anterior, referia o jornal "Expresso".
Em 2023, existiam quase duas vezes mais seniores do que crianças e jovens em Portugal, pode ler-se na mesma publicação, referindo-se a dados da Pordata, que também indicavam que, em 2001, o número de pessoas com 65 ou mais anos ultrapassava as que tinham 15 ou menos.
Não fazemos ideia do segredo da longevidade da Dona Augusta, mas uma outra centenária parece ter todas as respostas. Olive Westerman, de South Kirby, West Yorkshire, no Reino Unido, que fez 100 anos no dia 16 de janeiro do ano passado, revelou que o segredo para viver tantos anos é evitar falar com homens estranhos e trabalhar com crianças.
“Evita falar com homens estranhos e ficarás bem. Ao longo dos anos, passei muito tempo a trabalhar com crianças, e isso certamente ajudou a manter-me jovem”, disse a centenária, conhecida pelo seu sentido de humor e pelo gosto pelas viagens. “Acho que o melhor conselho que posso dar é simplesmente ser feliz e estar contente por estar vivo e aproveitar ao máximo o que temos”, acrescentou.
Na época do seu aniversário, Olive recebeu um cartão do rei Carlos III e da rainha consorte, Camilla, tendo ficado “absolutamente emocionada” e diz que nem pode acreditar que agora tem 100 anos, mas que é algo “incrível”, revelou o "Daily Mail".