A rede social Instagram é a plataforma mais utilizada pelos jovens com idades entre os 15 e os 24 anos. Contudo, é na faixa etária dos 25 aos 34 anos que os portugueses mais tempo gastam nas redes sociais. Em média perdem 2 horas e 43 minutos por dia a visualizar conteúdo nestas plataformas.
Estes são alguns dos resultados que fazem parte do novo estudo da Marktest, intitulado de “Os Portugueses e as Redes Sociais”. Para além do Instagram, também outras plataformas, como o Facebook ou o WhatsApp completam a vida dos jovens portugueses, sendo estas as restantes redes sociais mais utilizadas por esta faixa etária.
No caso do Facebook, esta plataforma deixou de ser a principal no que toca à utilização por parte dos jovens. Segundo este estudo, 89,4% dos jovens utilizam esta plataforma. Um valor que foi destronado pelo WhatsApp, que revela que 93,2% dos jovens portugueses utilizam esta rede social, tornando-se na segunda plataforma com mais utilização.
Quanto ao Instagram, esta rede é a que tem mais utilização por parte dos jovens, entre os 15 e os 24 anos, com uma percentagem de 94,1%. Em todo o mundo, apenas 30,8% dos jovens nesta faixa etária é que utilizam esta plataforma social, segundo aponta o Statista, a plataforma online de dados estatísticos.
O Instagram também é muito usado para “seguir figuras públicas e acompanhar a atividade digital de famosos ou influenciadores”. A chamada Geração Z é o grupo etário que mais utiliza o Instagram para estar a par das publicações dos seus famosos preferidos, registando uma percentagem de 85,6%. O YouTube é a segunda plataforma onde os jovens mais gostam de acompanhar as figuras públicas, atingindo o valor de 30,8%. No Facebook essa tendência não é muito observada, pois apenas 26,5% dos jovens é que realizam essa prática.
Os jovens portugueses são também o grupo etário que mais horas investem na utilização de redes sociais. Nas idades entre os 15 e os 24 anos, a média de tempo por dia gasto nestas plataformas é de 141 minutos, o que equivale a 2 horas e 21 minutos. Contudo, é nas idades dos 25 aos 34 anos que o consumo aumenta, registando uma média diária de 163 minutos, o equivalente a 2 horas e 43 minutos.
A tendência de consumo de redes sociais vai diminuindo com o aumentar da idade. A partir dos 35 anos, o tempo que é despendido nestas plataformas é de 80 minutos por dia. Em média, a população portuguesa dedica cerca de 111 minutos diários (1 hora e 51 minutos) às plataformas sociais, algo que tem vindo a aumentar com os anos.