Ao contrário do que estava programado inicialmente, o IVAucher já não vai processar-se da mesma forma. Agora, ao fazer uma compra num estabelecimento aderente ao programa, vai pagar a conta na totalidade e receberá o valor do IVA na conta bancária no dia seguinte, aproximadamente, avança o jornal "Observador". A alteração vai ser apresentada nos próximos dias pelo governo e tem como objetivo simplificar o processo de modo a que o programa IVAucher tenha mais aderentes.

A associação AHRESP já tinha denunciado que o número de comerciantes a inscrever-se no programa estava "abaixo do desejado" devido a "um conjunto de custos e de ‘burocracias’ inerentes ao funcionamento deste programa" que implicavam que os comerciantes tivessem um terminal de pagamento da empresa Saltpay.

Isso já não vai ser necessário. A partir de agora, os comerciantes precisam apenas de registar-se no site do IVAucher para validar a Classificação das Atividades Económicas (CAE).

Os livros escolares dos seus filhos vão valer descontos no restaurante, no teatro ou numas férias
Os livros escolares dos seus filhos vão valer descontos no restaurante, no teatro ou numas férias
Ver artigo

A Saltpay continua envolvida no processo, mas desta vez passa a fazer a ponte entre o local aderente e o emissor do cartão do cliente, que deverá ser o respeito banco. 

Assim, em vez de os consumidores terem de esperar até à terceira fase do programa (que decorre entre 1 de outubro e 31 de dezembro) para receberem o saldo acumulado ao longo de três meses nos setores mais afetados pela pandemia — alojamento, restauração e cultura — têm-no disponível mais cedo.

De forma mais específica, em despesas feitas em lojas de discos, editoras de livros e restaurantes será descontado o valor do IVA, que pode depois usar noutras compras "em qualquer um dos três setores abrangidos, até ao limite de 50% por compra", de acordo com o site oficial do programa.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.