A Feira do Livro do Porto regressa este ano com a mesma força de sempre, confirmando-se como um dos eventos mais aguardados pelos apaixonados pela leitura. Entre 22 de agosto e 7 de setembro, os Jardins do Palácio de Cristal voltam a encher-se de movimento, com dezenas de bancas de editoras, livreiros e alfarrabistas, sendo esta uma oportunidade perfeita para escapar da rotina (seja para passear à sombra, descobrir novos títulos ou simplesmente deixar-se envolver, a Feira do Livro é a aposta ideal para os próximos dias).

Neste paraíso para amantes de vinho no Porto há uma academia, um bar de cocktails, um restaurante e mais
Neste paraíso para amantes de vinho no Porto há uma academia, um bar de cocktails, um restaurante e mais
Ver artigo

E esta edição de 2025 distingue-se não só pelo número de atividades, mas também por prestar tributo ao artista portuense Sérgio Godinho, no ano e no mês em que celebra o seu 80.º aniversário, fazendo-os a 31 de agosto. A homenagem inclui a cerimónia de batismo de uma tília com o seu nome nos jardins, a apresentação de um novo livro de contos e, como ponto alto, um concerto de encerramento onde ele se apresenta com Os Assessores.

Assim, com uma programação repleto de exposições, leituras, sessões de cinema, conversas e mais de uma centena de propostas culturais, a Feira do Livro do Porto promete apresentar-se como um verdadeiro festival literário, dando a oportunidade a todos os visitantes de se perderem pelas suas bancas durante 17 dias seguidos. Desta forma, se quer estar a par de tudo, desde horários a pormenores da programação, a MAGG reuniu as principais informações para que não perca nada desta celebração da leitura.

Os horários da edição de 2025

feira do livro do porto
feira do livro do porto

A 12.ª edição da Feira do Livro do Porto vai estar a decorrer durante todos os 17 dias em que vai estar montada tanto nos Jardins do Palácio de Cristal como no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, mas os horários para cada dia são diferentes. De segunda-feira a quinta-feira, o horário de funcionamento vai ser das 12 horas às 21 horas, enquanto que à sexta-feira o horário se alarga até às 22 horas. Já aos sábados, a Feira do Livro de Lisboa abre às 11 horas, para conseguir aproveitar mais uma horinha da manhã, e a hora de encerramento é às 22 horas.

Aos domingos abre também às 11 horas, mas volta a funcionar como durante a semana, e encerra às 21 horas. A entrada, à semelhança da Feira do Livro do Porto, é gratuita, mas como o espaço no Porto é mais pequeno, algumas iniciativas contam com lotação de espaço. O melhor é verificar a programação no site oficial e perceber se precisa de levantar bilhete ou não (este bilhete é gratuito, não se preocupe).

Sim, também há Livro do Dia

feira do livro do porto
feira do livro do porto

É verdade, não é só em Lisboa que se pode aproveitar esta iniciativa de sonho para qualquer leitor. Entre os 22 de agosto e 7 de setembro vai ser possível usufruir do Livro do Dia, que faz com que os visitantes possam comprar livros a um preço bem mais amigo da carteira. Mas se ainda não sabe bem o que são estas iniciativas, nós explicamos.

A iniciativa do Livro do Dia resume-se a isso mesmo, onde todos os dias os pavilhões aderentes têm um livro que tem um desconto superior aos outros, deixando assim que os consumidores consigam fazer compras mais baratas - ou seja, em cada dia dos 17 dias de Feira do Livro, os pavilhões que aderirem a esta iniciativa terão um livro intitulado como o “Livro do Dia”, que vai contar com um desconto especial, algo que os outros livros (os que não foram escolhidos), não vão ter.

Os concertos e atividades a não perder

feira do livro do porto
feira do livro do porto créditos: Nuno Miguel Coelho/CM Porto / Augusto Santos e Fernando Noronha

Ao longo dos 17 dias, são várias as atividades e os concertos que não pode mesmo perder na Feira do Livro do Porto. De atividades, os destaques vão para o Laboratório de Introdução à Linguagem Artística da BD (22 de agosto), o Teatro de Miniaturas no Terreiro (23 de agosto), o jogo “À Descoberta no Terreiro” nos Jardins do Palácio de Cristal (26 de agosto) e a visita com oficina “Os Amigos do Gaspar” na Sala Infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (25 de agosto), entre muitas outras.

De concertos, pode esperar o de abertura na Concha Acústica, logo no dia 22 de agosto, seguido de Luís Severo (23 de agosto), Manel Cruz (26 de agosto), Calíope (27 de agosto), Bia Maria (29 de agosto), Márcia (30 de agosto), Três Tristes Tigres (31 de agosto), Lula Pena (2 de setembro), Pedro Jóia (3 de setembro), Napa (4 de setembro), Lavoisier (5 de setembro) e Tomás Wallenstein (6 de setembro).